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Relatório Anual 2015

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Perfil

Com mais de 109 mil funcionários e 61 milhões de clientes, temos a maior rede de atendimento entre as instituições brasileiras
COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA EM 31/12/15 GRI G4-EC4

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Maior instituição financeira da América Latina em ativos, que somavam R$ 1,51 trilhão em dezembro de 2015, o Banco do Brasil S.A. (BB) é referência em confiança e solidez e destaca-se em vários segmentos e indicadores. Temos mais de 109 mil funcionários, mais de 61 milhões de clientes e registramos lucro líquido de R$ 14,1 bilhões, distribuindo o valor de R$ 5,05 de lucro por ação durante o ano. Mantivemos nossa posição de destaque no mercado de crédito brasileiro, com 20,4% de participação. GRI G4-3

Criado em 1808, o BB é uma empresa de economia mista controlada pela União e faz parte do Novo Mercado, lista da BM&FBOVESPA que reúne as companhias com as melhores práticas em governança corporativa.

Alinhados à nossa missão de ser um banco de mercado com espírito público, temos a maior rede de atendimento entre as instituições brasileiras, tanto no Brasil quanto no exterior.

Nosso alinhamento a políticas públicas e o apoio ao agronegócio, à infraestrutura, às micro e pequenas empresas e ao comércio exterior refletem o engajamento com o desenvolvimento econômico e social do Brasil. De forma responsável, apoiamos a inclusão social fomentando a criação de postos de trabalho e a geração de renda.


Modelo de Negócios

Formamos um conglomerado financeiro que visa à competitividade e rentabilidade, gerando valor aos acionistas e ao País e promovendo ações que beneficiem toda a sociedade. Nossas atividades são divididas em seis segmentos descritos abaixo. Para desenvolver propostas de valor adequadas aos diferentes perfis de clientes nesses segmentos, o Banco possui modelos de atendimento, amplo portfólio de produtos e serviços e diferentes abordagens em comunicação.

Estratégias
  • Rentabilidade e Gestão do Capital
  • Banco de Mercado com Espírito Público
  • Apoio a Políticas Públicas
  • Experiência dos Clientes
  • Capilaridade e Distribuição
  • Agente do Desenvolvimento Econômico
Operações
  • Intermediação Financeira
  • Investimentos
  • Gestão de Recursos
  • Seguros, Previdência e Capitalização
  • Meios de Pagamento
  • Tecnologia da Informação
Clientes
  • Produtos, Serviços e Conveniência
  • Consultoria Financeira
  • Relacionamentos Duradouros
  • Solidez e Credibilidade
Reguladores
  • Regulamentação
  • Controle
  • Fiscalização
Funcionários
  • Cultura Organizacional
  • Capacitação e Treinamento
  • Desenvolvimento e Carreira
Sociedade
  • Inclusão Social
  • Respeito Cultural
  • Cuidado Ambiental
  • Geração de Emprego e Renda
  • Investimento em Tecnologias Sociais
Governo
  • Dividendos e Juros sobre Capital Próprio
  • Fundos e Repasses
  • Projetos e Infraestrutura
  • Execução de Políticas Públicas
Acionistas
  • Dividendos e Juros sobre Capital Próprio

Criação de valor

Passe o mouse sobre os ícones dos modelos para saber mais. Modelo de Negócio


Segmentos de Negócios GRI G4-4G4-7G4-8

Bancário | Compreende depósitos e operações de crédito, entre outros, direcionados ao varejo, atacado e governo. É responsável pela parcela mais significativa dos resultados do BB.

Investimentos | Abrange a estruturação de operações no mercado primário e secundário, além de participações societárias e da prestação de serviços financeiros por meio da BB-BI.

Gestão de recursos | Operações de compra, venda e custódia de títulos e valores mobiliários, administração de carteiras, fundos e clubes de investimento por meio da BB DTVM.

Seguros, previdência e capitalização | Produtos e serviços de seguros pessoais e patrimoniais, além de planos de previdência complementar e capitalização, por meio da BB Seguridade.

Meios de pagamento | Serviços de transmissão, captura, processamento e liquidação financeira de transações em meio eletrônico.

Outros segmentos | Recuperação de créditos, TI, suporte operacional e consórcios.

Rede de Atendimento

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Com 67,7 mil pontos, a nossa rede de atendimento privilegia a acessibilidade e a inclusão. São 5.429 agências – o maior número de agências bancárias do Brasil, com 24% do total –, 1.799 postos de atendimento e 10.386 postos de atendimento eletrônico. A rede compartilhada tem 35.708 pontos de atendimento, sendo 18.550 do Banco24horas, um aumento de 10,5% em relação a 2014. A rede de correspondentes, identificada pela marca MaisBB, somava 14.361 pontos de atendimento e estabelecimentos conveniados no fim de 2015, entre os quais 6.155 pontos do Banco Postal.

Os canais de atendimento automatizados são um importante diferencial, agilizando e facilitando o acesso a uma ampla gama de produtos e serviços. Em 2015, eles foram responsáveis por 96,1% das transações – somente no Banco24horas elas somaram 145 milhões –, total 20% superior ao registrado no ano anterior. O percentual de transações realizadas pelo BB mobile e internet banking foi de 59,8% no ano.

Outro importante avanço foi ter encerrado o exercício com 13,9 mil terminais com dispositivos biométricos e 23,2 milhões de clientes aptos a usar essa tecnologia. A cada dia, cerca de 3 milhões de transações são validadas exclusivamente dessa forma.

Soluções de Atendimento para Cada Perfil
Varejo 5.429 agências, além dos postos de atendimento próprios, de correspondentes e compartilhados
Autoatendimento BB na internet e para smartphones
Central de Atendimento BB (telefone)
Novo modelo de relacionamento digital (Estilo Digital e Exclusivo)
Atendimento via redes sociais (Facebook e Twitter)
Atacado 88 agências segmentadas para large corporate, corporate e empresarial (middle market)
Gerenciador Financeiro on-line e para smartphones
Central de Atendimento BB para Empresas (telefone)
Governo 31 agências exclusivas
Autoatendimento Setor Público na internet e para smartphones

Rede no Exterior

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Rede BB no Brasil

5.429 agências
12.185 pontos de atendimento na rede própria
14.361 pontos de atendimento na rede MaisBB de correspondentes
35.708 pontos de atendimento na rede compartilhada
99,7% dos municípios brasileiros atendidos

Nossas agências e correspondentes no exterior têm como principal objetivo atender a empresas e indivíduos brasileiros, além de facilitar o fluxo comercial do Brasil no mercado internacional. Durante o ano, a gestão de despesas e a eficiência operacional foram aprimoradas na Rede Externa BB.

No fim de 2015, o BB somava 38 unidades próprias em 23 países, além de manter acordos com 859 instituições financeiras e, assim, garantir a presença em 105 países.

Na Argentina, atuamos por meio do Banco Patagônia – cujo controle adquirimos em 2011 –, que mantém 199 pontos de atendimento e está presente em todas as províncias. Nos Estados Unidos, o Banco do Brasil Américas tem seis agências e, por meio de convênios, oferece rede superior a 65 mil terminais para saques e demais serviços.

Na Europa, a reestruturação da plataforma tecnológica e de negócios BB prevista para 2015 teve como foco a incorporação da Agência Milão pelo BB AG, passando a ser denominada BB AG Sucursal Itália. Na Ásia, temos rede de atendimento e mão de obra especializada, com destaque para China e Japão.

Estamos presentes em 105 países: em 23 contamos com unidades próprias e nos restantes atuamos por meio de acordos com 859 instituições financeiras

Mais de 200 Anos de História

  • 1808

    O Banco do Brasil é fundado pelo príncipe regente D. João, quando o País passou a sediar a Coroa Portuguesa.

  • 1821

    Financiamento à criação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, reforçando a vinculação do BB ao então nascente mercado de capitais brasileiro.

  • 1854

    Encerramento das intervenções governamentais nas atividades comerciais do BB, após sucessivas mudanças.

  • 1889

    Participação fundamental no fomento econômico e no saneamento das finanças públicas após a Proclamação da República.

  • 1905

    Alteração na composição do capital social do Banco, na qual o Governo Federal torna-se acionista majoritário, forma jurídica que continua até hoje.

  • 1906

    Listagem pública das ações do Banco do Brasil nas bolsas de valores.

  • 1936

    Criação de uma das mais importantes ferramentas de sua atuação econômica: a Carteira de Crédito Agrícola e Industrial.

  • 1945

    Na 2ª Guerra Mundial, o BB foi responsável por pagar as tropas brasileiras, transferir numerário para o Brasil e atender à embaixada e aos consulados do País.

  • 1960

    Transferência da sede para Brasília no dia da inauguração da nova capital do País.

  • 1985

    Criação da Fundação Banco do Brasil (FBB) como importante instrumento de transformação em educação, cultura e esporte.

  • 1986

    O Governo Federal autoriza o BB a atuar em todos os segmentos de mercado, iniciando sua evolução para conglomerado financeiro.

  • 1989

    Inauguração do primeiro Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, no contexto das comemorações de 181 anos do Banco.

  • 2000

    Lançamento do Portal Banco do Brasil na internet.

  • 2001

    Configuração como banco múltiplo e instalação do Conselho Diretor e comitês, subcomitês e comissões.

  • 2002

    Adequação do Estatuto Social para maior transparência e a adoção de melhores práticas.

  • 2006

    Ingresso no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.

  • 2009

    Início do programa de American Depositary Receipts (ADRs) Nível I na Bolsa de Nova Iorque.

  • 2010

    O BB alcança a liderança de crédito no Sistema Financeiro Nacional.

  • 2011

    Conclusão da operação de aquisição do Banco Patagônia, na Argentina, dentro do novo modelo de atuação no exterior.

  • 2012

    Liderança do movimento consistente de queda dos juros no sistema bancário com o programa BOMPRATODOS. Nesse mesmo ano, o Banco Postal passa a integrar a rede Mais BB de correspondentes.

  • 2013

    Conclusão da oferta pública inicial no Novo Mercado da BB Seguridade S.A., que consolida as atividades em seguros, previdência complementar, capitalização e afins.

  • 2014

    Revisão de sua missão, visão e valores e de sua estratégia corporativa, com o princípio norteador de ser um banco de mercado com espírito público.

  • 2015

    Lançamento do portal de Solução de Dívidas, que permite a renegociação de contratos diretamente pela internet.

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