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Relatório Anual 2014

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Gráfico Perfil

O Banco do Brasil S.A. (BB) é a maior instituição financeira da América Latina em termos de ativos, que totalizam mais de R$ 1,4 trilhão, e ocupa posição de destaque em diversos segmentos. O BB conta com cerca de 111 mil funcionários e mais de 61 milhões de clientes. Em 2014, registrou lucro líquido de R$ 11,2 bilhões e participação de 21,0% no mercado de crédito brasileiro, de acordo com dados do Sistema Financeiro Nacional (SFN). GRI G4-3

Em 2014, o Banco promoveu um amplo processo de atualização da sua essência, missão, visão e estratégia corporativa, fortalecendo seu compromisso em atuar como um banco de mercado com espírito público

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O Banco detém a maior rede de atendimento no País e no exterior entre as instituições financeiras brasileiras. Presente em 99,8% dos municípios brasileiros, disponibiliza mais de 69,1 mil pontos de atendimento no território nacional. Por meio de sua rede própria e acordos com outras instituições, oferece atendimento também em outros 135 países. Com mais de 200 anos de atuação, o Banco é uma empresa de economia mista controlada pela União e listada desde 2006 no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, segmento que reúne as companhias com as melhores práticas de governança corporativa.

Como um dos principais agentes dos desenvolvimentos econômico e social do País e de políticas públicas, o BB apoia o agronegócio, a infraestrutura, as micro e pequenas empresas e o comércio exterior, atuando de forma responsável para promover a inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda.

Modelo de Negócios

O Banco do Brasil é um conglomerado financeiro orientado para a geração de resultados sustentáveis alinhado a valores sociais, com competitividade e conciliando interesses públicos e privados para garantir retorno crescente aos acionistas e ao País. Suas atividades são agrupadas em seis segmentos, descritos em Segmentos de Negócios. Para desenvolver propostas de valor adequadas aos diferentes perfis de clientes nesses segmentos, o Banco possui modelos de atendimento, amplo portfólio de produtos e serviços e diferentes abordagens em comunicação.


Passe o mouse sobre os ícones dos modelos para saber mais.

Estratégias
  • Rentabilidade e Gestão do Capital
  • Banco de Mercado com Espírito Público
  • Apoio a Políticas Públicas
  • Experiência dos Clientes
  • Capilaridade e Distribuição
  • Agente do Desenvolvimento Econômico
Operações
  • Intermediação Financeira
  • Investimentos
  • Gestão de Recursos
  • Seguros, Previdência e Capitalização
  • Meios de Pagamento
  • Tecnologia da Informação
Clientes
  • Produtos, Serviços e Conveniência
  • Consultoria Financeira
  • Relacionamentos Duradouros
  • Solidez e Credibilidade
Reguladores
  • Regulamentação
  • Controle
  • Fiscalização
Funcionários
  • Cultura Organizacional
  • Capacitação e Treinamento
  • Desenvolvimento e Carreira
Sociedade
  • Inclusão Social
  • Respeito Cultural
  • Cuidado Ambiental
  • Geração de Emprego e Renda
  • Investimento em Tecnologias Sociais
Governo
  • Dividendos e Juros sobre Capital Próprio
  • Fundos e Repasses
  • Projetos e Infraestrutura
  • Execução de Políticas Públicas
Acionistas
  • Dividendos e Juros sobre Capital Próprio

Criação de valor

Modelo de Negócio


Segmentos de Negócios GRI G4-4

Bancário | Compreende depósitos e operações de crédito, entre outros, direcionados ao varejo, atacado e governo. É responsável pela parcela mais significativa dos resultados do BB.

Investimentos | Inclui estruturação de operações no mercado primário e secundário, além de participações societárias e da prestação de serviços financeiros, por meio da BB-BI.

Gestão de recursos | Operações de compra, venda e custódia de títulos e valores mobiliários, administração de carteiras, fundos e clubes de investimento, por meio da BB DTVM.

Seguros, previdência e capitalização | Produtos e serviços relacionados a seguros pessoais e patrimoniais, além de planos de previdência complementar e capitalização, por meio da BB Seguridade.

Meios de pagamento | Serviços de transmissão, captura, processamento e liquidação financeira das transações em meio eletrônico.

Outros Segmentos | Recuperação de créditos, tecnologia da informação, suporte operacional e consórcios.


Entre outros segmentos, o BB atua em operações bancárias e de investimentos e na gestão de recursos de terceiros

Rede de Atendimento

GRI G4-6 FS13 FS14G4-DMA Comunidades locais

A rede de atendimento do Banco do Brasil é planejada para atender aos seus clientes de acordo com as necessidades de cada perfil. Cerca de 69,1 mil pontos de atendimento do BB estão distribuídos pelo território nacional, entre a rede própria, a rede de correspondentes Mais BB e os pontos compartilhados com outras instituições financeiras.

Soluções de Atendimento para cada Perfil
Varejo 5.405 agências, além dos Postos de Atendimento próprios, de correspondentes e compartilhados
Autoatendimento BB na internet e para smartphones
Central de Atendimento BB (telefone)
Atacado 88 agências segmentadas para large corporate, corporate e empresarial (middle market)
Gerenciador Financeiro on-line e para smartphones
Central de Atendimento BB para Empresas (telefone)
Governo 31 agências exclusivas
Autoatendimento Setor Público na internet e para smartphones

Os canais de atendimento automatizados do Banco são um diferencial estratégico, disponibilizando ampla gama de serviços e produtos aos clientes com agilidade e facilidade de acesso, além de contribuir para a eficiência operacional. O BB Mobile e Internet Banking responderam no último ano por 50% do total de transações efetuadas. Nos mais de 44 mil TAAs próprios do BB foram realizados 75,4% dos saques e 96,3% dos depósitos em 2014.

Com a maior rede de atendimento no País, o Banco do Brasil disponibiliza soluções de atendimento planejadas de acordo com cada perfil de cliente, merecendo destaque os canais de autoatendimento
Participação de mercado do BB em número de agências (%)
Participação de mercado do BB em número de agências (%)
Rede BB no Brasil
5.524 agências
18.956 pontos de atendimento na rede própria
15.538 unidades na rede Mais BB de correspondentes
34.641 pontos de atendimento na rede compartilhada
99,8% dos municípios brasileiros atendidos

Total
23,9

Market Share

Rede no Exterior GRI G4-6

A presença do BB no exterior visa manter sua posição de referência para empresas e indivíduos brasileiros nos mercados internacionais. No encerramento de 2014, o Banco do Brasil detinha 45 unidades próprias em 24 países. Em complemento, acordos mantidos com outras instituições financeiras permitem o atendimento em 135 países por meio de 1.083 bancos que atuam como correspondentes.

Na Argentina, o BB manteve sua posição estratégica por meio do Banco Patagônia, que encerrou 2014 com 195 pontos de atendimento e lucro líquido de R$ 739,3 milhões. O Banco do Brasil Américas, que atua nos Estados Unidos por meio de cinco unidades, registrou no último ano lucro líquido de R$ 23,5 milhões. Na Europa, o BB está promovendo a reestruturação das plataformas tecnológica e de negócios. Na Ásia, destaca-se a instalação da primeira agência de uma instituição financeira brasileira na China.

O BB conta com a maior rede de atendimento no exterior entre as instituições financeiras brasileiras e está presente com instalações próprias em 24 países


Gráfico Rede Exterior

Mais de 200 anos de História

  • 1808

    O Banco do Brasil é fundado pelo príncipe regente D. João, quando o País passou a sediar a Coroa Portuguesa.

  • 1821

    Financiamento à criação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, reforçando a vinculação do BB ao então nascente mercado de capitais brasileiro.

  • 1854

    Encerramento das intervenções governamentais nas atividades comerciais do BB, após sucessivas mudanças.

  • 1889

    Participação fundamental no fomento econômico e no saneamento das finanças públicas após a Proclamação da República.

  • 1905

    Alteração na composição do capital social do Banco, na qual o Governo Federal torna-se acionista majoritário, forma jurídica que continua até hoje.

  • 1906

    Listagem pública das ações do Banco do Brasil nas bolsas de valores.

  • 1936

    Criação de uma das mais importantes ferramentas de sua atuação econômica: a Carteira de Crédito Agrícola e Industrial.

  • 1945

    Na 2ª Guerra Mundial, o BB foi responsável por pagar as tropas brasileiras, transferir numerário para o Brasil e atender à embaixada e aos consulados do País.

  • 1960

    Transferência da sede para Brasília no dia da inauguração da nova capital do País.

  • 1985

    Criação da Fundação Banco do Brasil (FBB) como importante instrumento de transformação em educação, cultura e esporte.

  • 1986

    O Governo Federal autoriza o BB a atuar em todos os segmentos de mercado, iniciando sua evolução para conglomerado financeiro.

  • 1989

    Inauguração do primeiro Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, no contexto das comemorações de 181 anos do Banco.

  • 2000

    Lançamento do Portal Banco do Brasil na internet.

  • 2001

    Configuração como banco múltiplo e instalação do Conselho Diretor e comitês, subcomitês e comissões.

  • 2002

    Adequação do Estatuto Social para maior transparência e a adoção de melhores práticas.

  • 2006

    Ingresso no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.

  • 2009

    Início do programa de American Depositary Receipts (ADRs) Nível I na Bolsa de Nova Iorque.

  • 2010

    O BB alcança a liderança de crédito no Sistema Financeiro Nacional.

  • 2011

    Conclusão da operação de aquisição do Banco Patagônia, na Argentina, dentro do novo modelo de atuação no exterior.

  • 2012

    Liderança do movimento consistente de queda dos juros no sistema bancário com o programa BOMPRATODOS. Nesse mesmo ano, o Banco Postal passa a integrar a rede Mais BB de correspondentes.

  • 2013

    Conclusão da oferta pública inicial no Novo Mercado da BB Seguridade S.A., que consolida as atividades em seguros, previdência complementar, capitalização e afins.

  • 2014

    Revisão de sua missão, visão e valores e de sua estratégia corporativa, com o princípio norteador de ser um banco de mercado com espírito público.