Índice Remissivo GRI

GRI 3.12



Perfil da Divulgação Descrição Atendimento Observação Capítulo / Página PG
1.1 Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia. Total   1/1  
1.2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades. Total   1/1
5/4
5/6
 

2. Perfil Organizacional Atendimento Observação Capítulo / Página PG
2.1 Nome da Organização. Total   2/1  
2.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços. Total   2/1  
2.3 Estrutura operacional da organização, incluindo principais divisões, unidades operacionais, subsidiárias e joint ventures. Total   2/1  
2.4 Localização da sede da organização. Total A sede do Banco do Brasil está localizada em Brasília.    
2.5 Número de países em que a organização opera e nome dos países em que suas principais operações estão localizadas ou são especialmente relevantes para as questões de sustentabilidade cobertas pelo relatório. Total As operações no exterior do Banco do Brasil não são relevantes para as questões de sustentabilidade 2/4
9/1
 
2.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade. Total   2/1  
2.7 Mercados atendidos (incluindo discriminação geográfica, setores atendidos e tipos de clientes/beneficiários). Total   2/1  
2.8 Porte da Organização. Total   2/1
4/1
 
2.9 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório referentes a porte, estrutura ou participação acionária. Total   2/1
5/1
 
2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório. Total   10/13  

3. Parâmetros de Divulgação Atendimento Observação Capítulo / Página PG
3.1 Período coberto pelo relatório (como ano contábil/civil)
para as informações apresentadas.
Total   3/1  
3.2 Data do relatório anterior mais recente (se houver). Total   3/1  
3.3 Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal etc.). Total   3/1  
3.4 Dados para contato em caso de perguntas relativas ao relatório ou seu conteúdo. Total   3/1  
3.5 Processo para a definição do conteúdo do relatório, incluindo: a) determinação da materialidade; b) priorização de temas dentro do relatório; c) identificação de quais stakeholders a organização espera que usem o relatório. Total   3/1  
3.6 Limite do relatório (como países, divisões, subsidiárias, instalações arrendadas, joint ventures, fornecedores). Total   3/1  
3.7 Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou ao limite do relatório. Total   3/1  
3.8 Base para a elaboração do relatório no que se refere a joint ventures, subsidiárias, instalações arrendadas, operações terceirizadas e outras organizações que possam afetar significativamente a comparabilidade entre períodos e/ou entre organizações. Total As alterações que possam afetar significantemente a comparabilidade das informações estão devidamente sinalizadas ao longo do relatório 3/1  
3.9 Técnicas de medição de dados e as bases de cálculos, incluindo hipóteses e técnicas, que sustentam as estimativas aplicadas à compilação dos indicadores e outras informações do relatório. Total Os indicadores apresentados seguem a metodologia GRI, caso contrário, a metodologia de apuração e cálculo são apresentados junto à informação. 3/1  
3.10 Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para tais reformulações (como fusões ou aquisições, mudança no período ou ano-base, na natureza do negócio, em métodos de medição). Total   3/1  
3.11 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório. Total No período relatado, não houve mudanças significativas em questão de métodos de medição. 3/1  
3.12 Tabela que identifica a localização das
informações no relatório.
Total   11/1  
3.13 Política e prática atual relativa à busca de
verificação externa para o relatório.
Total   3/1  

4. Governança, Compromissos e Envolvimentos Atendimento Observação Capítulo / Página PG
4.1 Estrutura de governança da organização, incluindo comitês sob o mais alto órgão de governança responsável por tarefas específicas, tais como estabelecimento de estratégia ou supervisão da organização. Total   6/2  
4.2 Indicação caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor executivo (e, se for o caso, suas funções dentro da administração da organização e as razões para tal composição). Total   6/2  
4.3 Para organizações com uma estrutura de administração unitária, declaração do número de membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança. Total   6/2  
4.4 Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou dêem orientações ao mais alto órgão de governança. Total   6/2  
4.5 Relação entre remuneração para membros do mais alto órgão de governança, diretoria executiva e demais executivos (incluindo
acordos rescisórios) e o desempenho da organização (incluindo desempenho social e ambiental).
Total   6/2  
4.6 Processos em vigor no mais alto órgão de governança para assegurar que conflitos de interesse sejam evitados. Total   6/1
9/2
 
4.7 Processo para determinação das qualificações e conhecimento dos membros do mais alto órgão de governança para definir a estratégia da organização para questões relacionadas a temas econômicos, ambientais e sociais. Total   6/2  
4.8 Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes para o desempenho econômico, ambiental e
social, assim como o estágio de sua implementação.
Total   2/1
6/2
 
4.9 Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a identificação e gestão por parte da organização do desempenho econômico, ambiental e social, incluindo riscos e oportunidades relevantes, assim como a adesão ou conformidade com normas acordadas internacionalmente, códigos de conduta e princípios. Total   6/2  
4.10 Processos para a auto-avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança, especialmente com respeito ao desempenho econômico, ambiental e social. Total   6/2  
4.11 Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução. Total   7/1 7
4.12 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas
externamente de caráter econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa.
Total   6/5  
4.13 Participação em associações (como federações de indústrias) e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa em que a organização:
a) possui assento em grupos responsáveis pela governança corporativa;
b) integra projetos e comitês; c) contribui com recursos de monta além da taxa básica como organização associada; d) considera estratégica sua atuação como associada.
Total   5/1
9/3
9/7
9/8
 
4.14 Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização. Total   9/1  
4.15 Base para a identificação e seleção de stakeholders
com os quais se engajar.
Total   9/1  
4.16 Abordagens para o engajamento dos stakeholders, incluindo a freqüência do engajamento por tipo e grupo de stakeholders. Total   9/1
9/2
 
4.17 Principais temas e preocupações que foram levantados por meio do engajamento dos stakeholders e que medidas a organização tem adotado para tratá-los. Total   9/1
9/1
9/2
 

DIVULGAÇÕES-PADRÃO PARTE III: Indicadores de Performance
Econômica
Performance Econômica Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   5/6  
EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados, doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital e governos. Total   4/2  
EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização devido a mudanças climáticas Total   6/1
9/7
10/4
 
EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece. Parcial Informações adicionais são encontradas nas Notas Explicativas. 9/3  
EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo. Total   2
9/5
10/4
10/7
 

Presença de Mercado Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   5/6  
EC5 Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes. Total   9/10  
EC6 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes. Total   9/6  
EC7 Procedimentos para contratação local e proporção de membros de alta gerência recrutados na comunidade local em unidades operacionais importantes. Total   9/3 7, 8, 9

Impactos Econômicos Indiretos Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   5/6
6/5
10/3
 
EC8 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infra-estrutura e serviços oferecidos, principalmente para benefício público, por meio de engajamento comercial, em espécie ou atividades pro bono. Total   8
9/4
10/3
 
EC9 Identificação e descrição de impactos econômicos indiretos significativos, incluindo a extensão dos impactos. Total   10/3  

Ambiental

Materiais Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/7  
EN1 Materiais usados, por peso ou volume. Total   9/7  
EN2 Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem. Total   9/7 8,9

Energia Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/7  
EN3 Consumo de energia direta, discriminado por fonte de energia primária. Total   9/7  
EN4 Consumo de energia indireta, discriminado por fonte primária. Total A energia indireta consumida pelo BB é adquirida de concessionárias de energia. A fonte dessas distribuidoras é baseada na matriz energética brasileira, majoritariamente renovável (cerca de 70%) 9/7  
EN5 Energia economizada devido a melhorias em conservação e eficiência. Total   9/7 8,9
EN6 Iniciativas para fornecer produtos e serviços com baixo consumo de energia ou que usem energia gerada por recursos renováveis e a redução na necessidade de energia resultante dessas iniciativas. Total   9/7
10/8
8,9
EN7 Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta e as reduções obtidas. Total   9/7 8,9

Água Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/7  
EN8 Total de retirada de água, por fonte. Total   9/7  
EN9 Fontes de água significativamente afetadas pela retirada de água. Não reportado Não aplicável 9/7  
EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada. Total   9/7 8,9

Biodiversidade Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/7  
EN11 Localização e tamanho da área possuída, arrendada ou administrada dentro de áreas protegidas, ou adjacente a elas, e áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. Total   9/7  
EN12 Descrição de impactos significativos na biodiversidade de atividades, produtos e serviços em áreas protegidas e em áreas com alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. Não reportado Não aplicável às atividades bancárias, não há operações do Banco em áreas em que haja alto índice de biodiversidade. 9/7  
EN13 Habitats protegidos ou restaurados. Não reportado Não aplicável às atividades bancárias.   8
EN14 Estratégias, medidas em vigor e planos futuros para a gestão de impactos na biodiversidade. Total   9/7 8
EN15 Número de espécies na Lista Vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats em áreas afetadas por operações, discriminadas pelo nível de risco de extinção. Não reportado Não aplicável às atividades bancárias    

Emissões, efluentes e resíduos. Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/7  
EN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, por peso. Total   9/7  
EN17 Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeito estufa, por peso. Total   9/7  
EN18 Iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as reduções obtidas. Total   9/7 8
EN19 Emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio, por peso. Não reportado As atividades do Banco do Brasil não exercem impactos na camada de ozônio como o caso específico do CFC 11. As duas possibilidades eram as geladeiras e ar  condicionados existentes e estes foram substituídos por outros com tecnologia não nociva. 9/7  
EN20 NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas,
por tipo e peso.
Não reportado O Banco ainda não possui mecanismos de mensuração de emissão de NOx e Sox    
EN21 Descarte total de água, por qualidade e destinação. Não reportado O Banco do Brasil é uma instituição financeira, sendo que o descarte de água é doméstico tratado pelas concessionárias e não há impactos significativos   8
EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição. Total   9/7 8
EN23 Número e volume total de derramamentos significativos. Não reportado O Banco do Brasil, por conta da natureza de seus serviços, não possui atividades que impliquem em derreamentos significativos.    
EN24 Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da Convenção da Basiléia13– Anexos I, II, III e VIII e percentual de carregamentos de resíduos transportados internacionalmente. Não reportado "Não é aplicável as atividades bancárias, pois o BB não gera resíduos perigosos que estejam contemplados na Convenção da Basileia - Anexos I, II, III e VIII. Por este motivo, não há intenção de reportar este indicador no futuro.”    
EN25 Identificação, tamanho, status de proteção e índice de biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionados significativamente afetados por descartes de água e drenagem realizados pela organização relatora. Não reportado Não é aplicável as atividades bancárias, pois o BB não atua em áreas em que a  biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionadas sejam significantemente afetados por conta de seu descarte de água. Por este motivo, não há intenção de reportar este indicador no futuro.    

Produtos e Serviços Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/7  
EN26 Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e serviços e a extensão da redução desses impactos. Total   9/1
9/7
10/12
8
EN27 Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, por categoria de produto.  Não reportado Não aplicável às atividades bancárias   8

Conformidade Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7  
EN28 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não-monetárias resultantes da não-conformidade com leis e regulamentos ambientais. Total No período, não houve registros relacionados ao tema    

Transporte Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/7  
EN29 Impactos ambientais significativos do transporte de produtos e outros bens e materiais utilizados nas operações da organização, bem como do transporte de trabalhadores. Total Em relação ao transporte de trabalhadores, são mapeados os impactos de viagens aéreas, frota própria e transporte de malotes. Esses indicadores estão divulgados no inventário de emissão de gases no capítulo Conexão – Meio Ambiente. 9/7  

Geral Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   5/6  
EN30 Total de investimentos e gastos em proteção ambiental, por tipo. Total   9/7 8

Social: Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente
Emprego Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/3  
LA1 Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região. Total   9/3  
LA2 Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região.  Total   9/3 6
LA3 Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados pelas principais operações. Total   9/3  

Relações entre trabalho e administração Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/3  
LA4 Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva.  Total   9/3 3
LA5 Prazo mínimo para notificação com antecedência referente a mudanças operacionais, incluindo se esse procedimento está especificado em acordos de negociação coletiva. Total   9/3 3

Saúde ocupacional e segurança Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/3  
LA6 Percentual dos empregados representados em comitês formais de segurança e saúde, compostos por gestores e por trabalhadores, que ajudam no monitoramento e aconselhamento sobre programas de segurança e saúde ocupacional. Total   9/3  
LA7 Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região. Parcial O levantamento das informações de saúde e segurança está em aprimoramento. O compromisso está localizado na Agenda 21 - Eixo Processos e Gestão - página 46 9/3  
LA8 Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco em andamento para dar assistência a empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves. Total   9/3  
LA9 Temas relativos a segurança e saúde cobertos por acordos
formais com sindicatos.
Total   9/3  

Treinamento e educação Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/3  
LA10 Média de horas de treinamento por ano, por funcionário, discriminadas por categoria funcional.  Total   9/3  
LA11 Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua que apóiam a continuidade da empregabilidade dos funcionários e para gerenciar o fim da carreira.  Total   9/3  
LA12 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira. Total   9/3  

Diversidade e igualdade de oportunidades Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/3  
LA13 Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade. Total   9/3 6
LA14 Proporção de salário base entre homens e mulheres,
por categoria funcional.
Total   9/3 6


Social: Direitos Humanos
Diversidade e igualdade de oportunidades Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/3  
HR1 Percentual e número total de contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos ou que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos. Total Todos os contratos de investimento significativos, localizados no capítulo nvestimento – Ativos Intangíveis não contábeis – Tecnologia, possuem cláusulas referentes a direitos humanos, seguindo a política de relacionamento com fornecedores – capítulo Conexão – Fornecedores   1
HR2 Percentual de empresas contratadas e fornecedores críticos que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos e as medidas tomadas. Total 100% dos contratos com fornecedores possuem cláusulas referentes a direitos humanos, seguindo a política de relacionamento com fornecedores – capítulo Conexão – Fornecedores.   1
HR3 Total de horas de treinamento para empregados em políticas e procedimentos relativos a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações, incluindo o percentual de empregados que recebeu treinamento. Parcial "Não há treinamentos específicos relativos a aspectos de direitos humanos. O Banco dispõe de treinamentos que tratam de assuntos correlatos ao tema e estão contabilizados no indicador LA10.”    

Não-discriminação Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/3  
HR4 Número total de casos de discriminação e as medidas tomadas. Total   9/3 6

Liberdade de associação e negociações coletivas Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/3  
HR5 Operações identificadas em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva pode estar correndo risco significativo
e as medidas tomadas para apoiar esse direito.
Total   9/3 3

Trabalho infantil Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7/1
9/6
 
HR6 Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil. Não reportado O BB adere a pactos que combatem o trabalho infantil 6/6
9/6
10/10
5

Trabalho forçado e compulsório Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7/1
9/6
 
HR7 Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação do trabalho forçado ou análogo ao escravo. Não reportado O BB adere a pactos que combatem o trabalho escravo 9/6
10/4
10/10
2, 4

Práticas de segurança Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/3
9/6
 
HR8 Percentual do pessoal de segurança submetido a treinamento nas políticas ou procedimentos da organização relativos a aspectos de direitos humanos que sejam relevantes às operações. Total Os contratos de segurança preveem cláusulas em que as atividades sejam exercidas de acordo com a legislação vigente. A Portaria n° 387/2006 – DG/DPF Brasília-DF determina que os cursos de formação abordem tópicos relacionados aos direitos humanos. 9/3
9/6
1

Direitos de populações indígenas Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7/1
9/4
 
HR9 Número total de casos de violação de direitos dos povos indígenas e medidas tomadas. Não reportado Não aplicável às atividades bancárias   1

Social: Sociedade
Comunidade Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   5/6
9/4
 
SO1 Natureza, escopo e eficácia de quaisquer programas e práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades, incluindo a entrada, operação e saída. Total   9/4  

Corrupção Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   5/6
9/4
 
SO2 Percentual e número total de unidades de negócios submetidas a avaliações de riscos relacionados a corrupção. Total   7/2 10
SO3 Percentual de empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção da organização. Total   9/3 10
SO4 Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção. Parcial Os casos de corrupção são tratados com confidencialidade. 7/2
9/3
10

Política pública Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/5  
SO5 Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políticas públicas e lobbies. Total   2/1
9/4
9/5
10/7
 
SO6 Valor total de contribuições financeiras e em espécie para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país. Total O Banco não realiza contribuições a partidos políticos, conforme previsto em seu Código de Ética. 9/5  

Comportamento anticoncorrencial Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   9/8  
SO7 Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas
de truste e monopólio e seus resultados.
Total   9/8  

Conformidade Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7/1  
SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não-monetárias resultantes da não-conformidade com leis e regulamentos. Total   7/1  


Social: Responsabilidade de Produto
Saúde e segurança do consumidor Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7/2  
PR1 Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos. Total   7/2  
PR2 Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante o ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado. Não reportado Não aplicável às atividades bancárias.    

Etiquetagem de produtos e serviços Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7/1  
PR3 Tipo de informação sobre produtos e serviços exigida por procedimentos de rotulagem, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a tais exigências. Total   10/8  
PR4 Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultado. Total   7/1  
PR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação. Parcial O indicador não foi reportado integralmente devido à confidencialidade das informações. 9/1  

Comunicações de marketing Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7/1
8/1
 
PR6 Programas de adesão às leis, normas e códigos voluntários relacionados a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio. Total O BB não comercializa produtos que não sejam alvo de debate público ou que sejam proibidos. 7/1
8/1
 
PR7 Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado.  Total   7/1
8/1
 

Privacidade do consumidor Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7/2  
PR8 Número total de reclamações comprovadas relativas a violação de privacidade e perda de dados de clientes. Parcial Não reportado integralmente, devido à confidencialidade das informações. 7/2
9/1
 

Conformidade Atendimento Observação Capítulo / Página PG
Forma de gestão Total   7/1  
PR9 Valor monetário de multas (significativas) por não-conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços. Total   7/1  

Setorial
Indicador Atendimento Observação Capítulo /
Página
Forma de gestão Total   10/1
FS1 Descrição das políticas com componentes sociais e ambientais específicos aplicados às linhas de negócio. Total   6/5
6/6
FS2 Descrição dos procedimentos para acessar e analisar riscos ambientais e sociais nas linhas de negócio em relação a cada política. Total   6/5
7/1
10/4
FS3 Descrição dos processos de monitoramento do cliente com respeito à implementação e a conformidade às exigências ambientais e sociais inclusas nos acordos ou operações. Total   10/4
FS4 Descrição do(s) processo(s) para melhoria de competência do pessoal para implementação de políticas e procedimentos ambientais e sociais aplicados as linhas de negócio. Total   9/3
FS5 Descrição das interações com clientes e outros stakeholders com respeito a riscos e oportunidades ambientais e sociais. Total   10/3
10/4
FS6 Percentual do portfolio para linhas de negócio por regiões específicas, tamanho (ex. micro, média, grande) e por setor. Total   2/1
10/1
FS7 Valor monetário de produtos e serviços projetados para trazer um benefício social específico para cada linha de negócio discriminado por propósito. Total   Ao longo do capítulo Negócios
FS8 Valor monetário total de produtos e serviços ambientais específicos discriminado por linha de negócio. Total   Ao longo do capítulo Negócios
FS9 Extensão e freqüência das auditorias para avaliar a implementação de políticas ambientais e sociais e de procedimentos de avaliação de risco. Total   10/4
FS10 Percentual e número de empresas na carteira da instituição com as quais a organização informante interagiu em questões ambientais ou sociais. Total   10/3
FS11 Percentual de ativos sujeitos à triagem ambiental ou social positiva ou negativa. Total   10/10
FS12 Política(s) de voto aplicada(s) a questões ambientais ou sociais para ações sobre as quais a organização informante tem direito a ações com voto ou aconselhamento na votação. Total “Apesar de não possuir política própria que orienta o voto, o BB segue os princípios do Pacto Global e contribui para as políticas ambientais ao exercer o direito de voto em vários ministérios referente às questões ambientais e sociais, como o Ministério do Meio Ambiente – MMA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  – MAPA e outros.”
FS13 Acesso a serviços financeiros em áreas pouco populosas ou em desvantagem econômica por tipo de acesso. Total   9/1
FS14 Iniciativas para melhorar o acesso de serviços financeiros a pessoas desfavorecidas. Total   9/1
9/3
FS15 Políticas para o correto desenvolvimento e venda de produtos e serviços financeiros. Total   6/2
9/6
FS16 Iniciativas para melhorar a educação financeira por tipo de beneficiário. Total   9/4
10/8