Negócios
Seguros, Previdência e Capitalização

O mercado de seguros, previdência complementar aberta e capitalização tem crescido aceleradamente e, a julgar pelo espaço ainda existente, o ritmo deve se manter nos próximos anos: enquanto em países desenvolvidos a arrecadação anual de prêmios gira em torno de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), no Brasil ela representa 3,1%.

Os resultados nesses três segmentos agregaram ao BB, em 2011, R$ 1,6 bilhão, entre equivalência patrimonial, receitas de serviços e de corretagem, o que representa incremento de 18,5% comparado ao ano anterior.

Esse resultado espelha o índice de seguridade, que é a participação da seguridade no lucro líquido recorrente do Banco, que atingiu 13,7% em 2011. Entre os diversos ramos de seguros, o de vida e previdência são os de maior potencial de crescimento, em virtude do apelo da qualidade de vida e necessidade de proteção de renda após a aposentadoria. Ele ganha relevância na medida em que a população acima de 65 anos, que se manteve em torno dos 3% do total de habitantes do País até 1970, pode chegar a 13% em 2020.

Segmento de seguros: o Banco do Brasil, por meio de sua subsidiária integral, a BB Seguros, celebrou acordo de parceria com o Grupo Mapfre em 2010 para a formação de aliança nos segmentos de seguros de pessoas, ramos elementares e veículos, pelo prazo de 20 anos. Após a reorganização acionária das áreas de seguridade de ambas as empresas, em 2011 foi constituído o Grupo Segurador Banco do Brasil & Mapfre (Grupo BB & Mapfre). Como resultado da parceria, foram lançadas as seguintes soluções em proteção:



Nas demais frentes do mercado, o Banco do Brasil se destaca pelo seguinte posicionamento e atuação:

Segmento de títulos de capitalização: em 2009, iniciou processo de revisão de sua estratégia nesse mercado e, no ano seguinte, firmou aliança estratégica com o Grupo Icatu, atual sócio na Brasilcap Capitalização S.A. e líder em provisões técnicas entre as empresas não ligadas a bancos de varejo no mercado de títulos de capitalização. Além da reestruturação societária, realizada de forma que não exista concorrência entre os sócios, a aliança contempla a disponibilização do canal de distribuição do BB para comercialização dos títulos de capitalização pelo prazo de 20 anos. A ideia é que as duas organizações adquiram participações acionárias dos demais sócios na Brasilcap, o que já ocorreu em 2011 em relação à parcela societária total (16,67%) da Sul América Capitalização S.A. A BB Seguros está em negociação com os demais sócios para tornar viável a estrutura de negócios pretendida.

Segmento de planos odontológicos: o BB está em negociação com a Odontoprev e o Bradesco Seguros para a estruturação de parceria para o desenvolvimento e a comercialização de produtos do ramo odontológico em seus canais de distribuição. A iniciativa envolve estudos sobre a criação de empresa com participação de 75% do capital total da BB Seguros e de 25% do capital total da Odontoprev. Além disso, o BB participaria, por intermédio de uma holding, de 10% do capital social total da Odontoprev.

Segmento de resseguros: no intuito de buscar complementaridade nas operações de suas seguradoras, o BB e a União iniciaram tratativas para a aquisição de participação acionária no IRB-Brasil Re, maior grupo ressegurador da América Latina. A União possui 100% das ações ordinárias do IRB e 50% do capital total.

Seguros De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado de seguro de Pessoas totalizou R$ 19,3 bilhões em prêmios no ano de 2011, o que representa um crescimento de 21,7% em comparação a 2010. O grupo Banco do Brasil, que tem como parceiro o Grupo Mapfre, permaneceu líder deste segmento, com 18,1% do mercado. No ramo Auto (sem DPVAT), onde o mercado faturou R$ 21,4 bilhões em 2011 (6,5% a mais do que no ano anterior), o grupo Banco do Brasil ocupa a 2ª colocação, com 15,1% de market share.

Previdência A Brasilprev teve desempenho expressivo em suas rendas de contribuições líquidas em 2011. Em razão de novas vendas (novos planos + contribuições esporádicas), a arrecadação total alcançou R$ 11,7 bilhões, 20,8% mais do que no período anterior. A Brasilprev permaneceu na liderança de mercado em termos de captação líquida, com market share de 30%, ficando com o 2º menor índice de resgates anualizado (8,6%), quando comparado aos seus principais concorrentes.

Capitalização A Brasilcap é líder de mercado há 15 anos, encerrando 2011 na primeira colocação no ranking da Susep, tanto em arrecadação (R$ 3,3 bilhões) como em reservas técnicas (R$ 5 bilhões).

A Companhia realiza periodicamente pesquisas de satisfação com clientes e ex-clientes, além de apresentar soluções inovadoras, como resgates parciais, postergação e antecipação de parcelas, títulos com renda variável, de garantia locatícia e outros que oferecem descontos em medicamentos. Essa estratégia de diversificação e inovação explica a penetração da Brasilcap em todas as camadas de renda.

Produtos com Características Socioambientais
GRI FS7 | FS8


Produto
ou Serviço
Característica RSA Faturamento por Produto em 2011 (em R$ mil) Participação do Produto no Faturamento Total da Carteira Características
dos Produtos
Volume Transferido
à FBB
(R$ mil)
Ambientais Sociais 2011
VIDA
Ouro Vida Transfere à Fundação Banco do Brasil 50% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 365.476 12,61%   X 1.340
Ouro Vida Empresa Transfere à Fundação Banco do Brasil 100% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 3.873 0,13%   X 179
BB Seguro Vida Mulher Transfere à Fundação Banco do Brasil 50% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 181.782 6,27%   X 4.326
PATRIMONIAL
Ouro Residencial Transfere à Fundação Banco do Brasil 100% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 68.979 14,74% X   1.329
Ouro Máquinas Transfere à Fundação Banco do Brasil 100% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 6.431 1,37%   X 369
Ouro Empresarial Transfere à Fundação Banco do Brasil 100% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 90.249 19,28%   X 1.726
VEÍCULOS
BB Seguro Auto Estilo Direcionamento de parte da receita à FBB, a fim de beneficiar projetos com cunho sócio-ambiental – projeto de recursos hídricos. O valor do repasse é de R$ 0,30 por apólice. O valor de 2009 refere-se aos meses de outubro, novembro e dezembro. 193.796 15,37% X   38
CAPITALIZAÇÃO
Ourocap Estilo Prêmio (PU36S) Produtos hídricos – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da parcela única dos títulos de capitalização PU36S (“Ourocap Estilo Prêmio”), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 155.617 4,73% X   778
Ourocap Estilo Flex
(PP93E)      
Produtos hídricos – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, das 48 (quarenta e oito) mensalidades dos títulos de capitalização PP93E (“Ourocap Estilo Flex”), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 22.390 0,68% X   112
Ourocap Estilo Prêmio Cartão de Crédito –
(PU36G)                       
Produtos hídricos  – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero cinco por cento), do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da parcela única dos títulos de capitalização PU36G (“Ourocap Estilo Prêmio Cartão de Crédito”), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 1.323 0,04% X   7
Ourocap Multichance (PM48M) BB Educar – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento), do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da segunda mensalidade e 0,5% (zero vírgula cinco por cento), da terceira mensalidade dos títulos de capitalização PM48M (Ourocap Multichance), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 122 0,00%   X 122
Ourocap 200 anos (PM – PP60M) BB Educar – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da segunda mensalidade, e 0,5% (zero vírgula cinco por cento) da terceira mensalidade dos títulos de capitalização PP60M (“Ourocap 200 Anos PM”), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 45.870 1,40%   X 229
Ourocap 200 anos (PM – PP60C) BB Educar – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da segunda mensalidade, e 0,5% (zero vírgula cinco por cento) da terceira mensalidade dos títulos de capitalização PP60C (“Ourocap 200 Anos PM”), comercializados através da Central de Atendimento da Brasilcap. 9.831 0,30%   X 49
Ourocap 200 Anos Cartão  (PP60A) BB Educar – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da segunda mensalidade, e 0,5% (zero vírgula cinco por cento) da terceira mensalidade dos títulos de capitalização PP60 A (“Ourocap 200 Anos Cartão”), comercializados através da Central de Atendimento da Brasilcap. 187 0,01%   X 0,9