Negócios
Cartões

    Cartões Emitidos e Faturamento
O BB participou com 20,7%, do mercado de cartões, com faturamento de R$ 138,8 bilhões – 23,8% mais do que em 2010
Em cartões, o BB obteve faturamento de R$ 138,8 bilhões em 2011, evolução de 23,8% em relação a 2010. O Banco do Brasil manteve-se na liderança de faturamento no mercado br asileiro de cartões de débito da bandeira Visa. Esse desempenho obtido pelo Banco proporcionou um avanço na participação de mercado para 20,7%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) para 2011.

Nesse contexto, destaca-se o desempenho do faturamento nos negócios proporcionados em cadeia de valor por meio dos cartões BNDES e Ourocard Agronegócios, nos montantes de R$ 5,5 bilhões e de R$ 7,6 bilhões, respectivamente.

Outro destaque de 2011 em cartões foi a constituição da companhia Elo Participações S.A., uma holding que consolida negócios relacionados a meios eletrônicos de pagamento. O Banco do Brasil detém 49,99% das ações e integralizou capital no valor de R$ 25,2 milhões por meio da BB Elo Cartões Participações S.A. A empresa é controladora da Elo Serviços S.A., responsável pela gestão da bandeira nacional de cartões Elo.

Ainda no ano, o BB lançou o Ourocard Bônus Celular, o Ourocard Elo, o Ourocard Personalizado com imagens à escolha do portador, o Ourocard Visa Rio, o Ourocard Crediário e o Ourocard "Origens".

Na modalidade cartões pré-pagos, o BB lançou em 2011 o Ourocard Pré-pago Recarregável e o Ourocard Transportador Visa Cargo, ampliando a plataforma de cartões pré-pagos iniciada com o Ourocard Visa Travel Money. O cartão Ourocard Transportador Visa Cargo permite que transportadoras e embarcadoras carreguem valores para pagamento de parcelas de frete, combustível e despesas de viagem. O produto serve também como moedeiro eletrônico para recebimento do vale-pedágio.

As iniciativas do BB, em lançar produtos e soluções inovadoras, fizeram com que o Banco se aproximasse cada vez mais dos seus clientes. Outra consequência de suas ações foi a eleição de seu cartão como o preferido dos brasileiros, segundo pesquisa CardMonitor/Instituto Medida Certa, e o melhor cartão de crédito pela pesquisa CVA Solutions.

Uso Seguro dos Cartões
GRI PR3


O Banco do Brasil utiliza os canais de comunicação com o cliente para orientar e reforçar a necessidade de segurança no uso dos cartões: mensagens em fatura, orientações nas cartas-berços e nos adesivos colocados sobre o anverso dos plásticos, contatos com a Central de Atendimento ao Cliente e avisos nos terminais de autoatendimento.


Iniciativas de Sustentabilidade
GRI EN6
O empenho do BB na busca contínua de soluções capazes de ampliar a comodidade dos clientes e, ao mesmo tempo, engajá-los em causas sociais e ambientais ficou evidente em 2011 também no segmento de cartões.

Uma das novidades foi o arredondamento de fatura, forma descomplicada, por meio da qual os portadores de Ourocard podem fazer doações a instituições assistenciais. Os clientes que aderem à iniciativa têm o valor de sua fatura arredondado para o próximo valor inteiro, superior, e a diferença é destinada a organizações sem fins lucrativos parceiras do BB. No ano, as doações foram para o Instituto Terra, que promove o reflorestamento de áreas da Mata Atlântica e já responde pela recuperação de mais de 40 milhões de metros quadrados.

Outro marco do período foi o lançamento do primeiro cartão produzido com plástico reciclado do Banco do Brasil, o Ourocard “Origens”, estampado com imagem inédita de autoria do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado – são dez fotos disponíveis, entre as quais o cliente pode escolher a que ilustrará o seu cartão. A cada Ourocard “Origens” solicitado, o cliente doa automaticamente R$ 5,00 ao Instituto Terra, adere ao serviço de arredondamento de fatura e contribui com o plantio de uma das 400 árvores necessárias para a recuperação de uma nascente.

Mais uma inovação do BB é o Cartão de Pagamento da Defesa Civil, destinado ao pagamento de despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, promovidas pelos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal. O cartão deve ser usado para a aquisição de material e contratação de serviços exclusivamente em situações de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Entre os seus benefícios estão o melhor controle das despesas, segurança, identificação do portador como servidor do governo estadual ou municipal e o apoio de central de atendimento 24 horas.

Produtos com Características Socioambientais
GRI FS7 | FS8


Produto ou Serviço Característica RSA Quantidade de Cartões Emitidos (2011) Participação no Total (2011) Características dos Produtos
Ambientais Sociais
Ourocard Empreendedor Cartão de crédito específico para atender a Microempreeendedores Individuais (MEI), isento de anuidade e com remessa do cartão para o endereço informado pelo portador. Tem como objetivo alavancar o crédito nesse segmento, facilitar sua bancarização e movimentação de recursos financeiros. 2.451 0,003%   X
BB Crédito Pronto Criado para facilitar aos clientes o acesso aos recursos de microcrédito disponibilizados pelo BB, com base na Resolução nº 3.109 do Conselho Monetário Nacional (CMN). 108.857 0,130%   X
Cartão BB Previdência Social Cartão para aposentados e pensionistas do INSS, com taxa de juros muito abaixo da praticada pelo mercado de cartões, sem cobrança da anuidade e sem cobrança de tarifa de emissão de cartão. 25.517 0,031%   X
Ourocard “Origens” Reciclado O primeiro cartão produzido com plástico reciclado do Banco do Brasil. O cliente que solicita o cartão contribui com as ações do Instituto Terra, que promove a recuperação e manejo sustentável de florestas da Mata Atlântica no Brasil através do plantio de árvores nativas das regiões ribeirinhas. A cada cartão solicitado, o cliente doa R$ 5,00 ao Instituto Terra. 707 0,001% X  
CPDC – Cartão de Pagamento da Defesa Civil Cartão destinado a ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, usados exclusivamente em situações de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. 9 0,000%   X


Educação Financeira
GRI FS16

O Banco do Brasil também atua para disseminar informações relacionadas ao uso consciente dos cartões. Nesse sentido, é parceiro da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) em várias iniciativas, entre elas a elaboração e distribuição da cartilha Cartão – a dica é saber usar. Por meio de história em quadrinhos, a publicação transmite conceitos sobre cartão, crédito e limites, entre outros, e dicas a respeito de segurança, como entender a fatura e, principalmente, como usar o cartão de forma consciente. No mesmo sentido, o BB é patrocinador da peça educacional Teatro Finanças Práticas que, em 2011, foi exibida nos Centros Culturais Banco do Brasil de Brasília e de Belo Horizonte para cerca de 300 crianças. O espetáculo usa o futebol como enredo para passar as mensagens e conceitos de educação financeira de maneira simples e divertida. Durante a peça, de cerca de uma hora, as crianças testam os conceitos adquiridos no jogo educativo Bate-Bola Financeiro, de perguntas sobre finanças pessoais.