Governança Corporativa
Responsabilidade Socioambiental

GRI 4.12 | FS1 | FS2

Princípios de sustentabilidade motivam o BB a avaliar seu desempenho por indicadores econômicos, sociais e ambientais

A forma responsável como o Banco do Brasil gere seus negócios está expressa em seus valores, missão, políticas, estratégias corporativas e nos diversos compromissos voluntários assumidos.

Ao adotar princípios de sustentabilidade em sua estratégia, o Banco do Brasil busca avaliar sua performance organizacional não somente com base em indicadores econômicos, mas também em indicadores de natureza social e ambiental.

A fim de viabilizar a estratégia corporativa e tornar factíveis a missão e a visão de futuro, o BB possui um Plano de Sustentabilidade – Agenda 21 do Banco do Brasil com diversas ações previstas para o período 2011-2013. De forma a acompanhar a efetividade da implementação dos desafios propostos por essa agenda, existem indicadores de natureza socioambiental nos planos diretor e de mercado. Esses desafios também foram incluídos no Acordo de Trabalho das dependências, principal instrumento de gestão do resultado do Banco. As principais ações para o ano de 2012 podem ser conferidas no capítulo Gestão Estratégica.

O compromisso com a responsabilidade socioambiental também pode ser percebido na avaliação de desempenho de cada funcionário. O modelo denominado internamente “Gestão do Desempenho Competências” (GDC) propõe uma avaliação em cinco diferentes perspectivas de desempenho, sendo que na perspectiva sociedade, os funcionários são avaliados também pelo desempenho de competências relacionadas à temática socioambiental.

Dessa forma, a abordagem e a gestão da sustentabilidade no Banco do Brasil permeiam toda a Organização. O compromisso socioambiental é acompanhado e gerido em todos os âmbitos da Instituição. No âmbito corporativo, através da inclusão da temática na estratégia da Empresa. No âmbito das dependências, ao se colocar indicadores sociais e ambientais no acordo de trabalho. E, por fim, no âmbito pessoal, ao se avaliar o desempenho dos funcionários também levando em consideração competências afetas ao tema.