Gestão Estratégica
Destaques de 2011

Além de aprimorar o relacionamento com clientes e a Governança Corporativa, estabelecer parcerias e expandir a atuação internacional, o BB mantém sua Agenda 21, de gestão da sustentabilidade.
GRI 2.9 | 4.13

No decorrer de 2011, vários fatos marcaram o desempenho do Banco do Brasil. Os principais acontecimentos do ano estão listados a seguir:

Janeiro Emissão de títulos em seu programa Global Medium Term Notes (GMTN) em euros, que resultou na captação de EUR 750 milhões, uma das maiores já realizadas por uma empresa brasileira.

Ainda em janeiro, o Banco adquiriu a totalidade da participação acionária (16,67% ON) detida pela SulAmérica Capitalização S.A. na Brasilcap, pelo valor de R$ 137 milhões, e assinou do contrato de compra e venda de ações com a Visa International Service Association para aquisição de parte das ações detidas por essa empresa na Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS), correspondendo a 4,99% do capital social da CBSS, no valor de R$ 85,5 milhões.

Abril O Banco do Brasil lança a Bandeira Elo, administrada pela empresa Elo Serviços, com início da comercialização do Ourocard Elo em 04.04.2011. Ainda no mesmo mês foi efetivada a sociedade do Banco do Brasil na Elo Participações – responsável pela consolidação dos negócios relacionados a meios eletrônicos de pagamento (cartões de crédito, débito, pré-pago, cobranded).

Na atuação internacional, o BB concretizou a operação para aquisição do controle acionário do Banco Patagonia (Argentina) e assinou o contrato de compra e venda para aquisição de 100% das ações do EuroBank, pelo valor de US$ 6 milhões.

O BB teve seus ratings elevados pela agência Fitch Rating.

Maio Emissão de US$ 1,5 bilhão em Dívida Subordinada no exterior. O Banco Central do Brasil aprovou, em julho, a elegibilidade dessa emissão como capital de Nível II do Patrimônio de Referência.

O BB inaugura a sua loja conceito em Brasília, uma inciativa inédita no varejo bancário. Nesse espaço, os clientes podem experimentar os principais atributos que compõem o posicionamento de marca do Banco.

O BB adquire os direitos de ofertar produtos e serviços bancários, a partir de 02.01.2012, nas agências do Banco Postal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O evento permitirá ao Banco estender seu atendimento por todo o País.

Junho O Banco do Brasil completa cinco anos de listagem Novo Mercado, segmento mais elevado de empresas que adotam práticas de Governança Corporativa da BM&FBovespa.

A pareceria do BB com a Mapfre tem sua operação unificada, passando a constituir o 2º maior grupo em arrecadação de prêmios de seguros do mercado brasileiro, conforme ranking da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Houve, ainda, a elevação dos ratings pela agência Moody's.

OutubroO Banco Central do Brasil aprova a homologação do aumento do capital social do BB em R$ 44,6 milhões, resultante do exercício do Bônus de Subscrição série "C". A operação resultou na emissão de 4,7 milhões em novas ações ordinárias. Após a operação, o Banco do Brasil liquidou todos os Bônus de Subscrição série "C".

Novembro Emissão de Senior Notes no mercado norte-americano, com captação de US$ 500 milhões, demonstrando a confiança do investidor internacional no Banco.

Elevação do rating na escala global de "BBB-" para "BBB" pela agência Standard & Poor's.

Dezembro World Water Council membership acceptance – o BB aderiu ao Conselho Mundial da Água – Plataforma internacional que oferece oportunidades para troca de conhecimentos e experiências com outras empresas e instituições, favorecendo possíveis parcerias e alianças. A adesão possibilita ao Banco do Brasil estar na vanguarda das discussões sobre a temática e promover a divulgação do Água Brasil a diversos públicos internacionais.