Gestão Estratégica
Plano de Ação em Sustentabilidade – Agenda 21 do Banco do Brasil

GRI 1.2


A pioneira Agenda 21 Empresarial do
BB vigora desde 2005 e serve como
guia de responsabilidade socioambiental e
ferramenta de gestão da sustentabilidade
Inspirada na Agenda 21 – resultante da Cúpula da Terra, da ONU, que incentiva o comprometimento de governos, empresas, ONGs e sociedade civil com a busca de soluções para os problemas socioambientais –, a Agenda 21 Empresarial do Banco do Brasil vigora desde 2005 e é pioneira no meio empresarial do País. O documento ampara o processo de transformação da Instituição para fazer jus à Agenda 21 global. Assim, é aplicado como um plano de ação, um guia dos compromissos de responsabilidade socioambiental, além de cumprir o papel de ferramenta de gestão da sustentabilidade, na medida em que envolve várias áreas nas iniciativas propostas, que devem prestar contas ao Conselho Diretor.

A atualização da Agenda 21 Empresarial está prevista para ocorrer a cada dois anos, mas pode ocorrer tempestivamente em razão das demandas sociais. O processo envolve funcionários, clientes, investidores e acionistas, cujas sugestões somam-se à agenda de sustentabilidade da sociedade por meio da consideração de questionamentos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa, e do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).

O ciclo de atualização dos planos de ação para o período 2011-2013 foi amparado pelo workshop Desenvolvimento Sustentável, realizado em 2010, que resultou em 77 iniciativas distribuídas nas esferas: Processos e Gestão, Negócios com Foco no Desenvolvimento Sustentável e Investimento Social Privado.

Eixo Processos e Gestão RSA: A promoção da sustentabilidade, por meio da disseminação dos princípios e fortalecimento da cultura de RSA na Comunidade BB pela manutenção de processos administrativos e negociais coerentes com os Princípios de RSA e o fortalecimento da interação com os públicos de relacionamento são contemplados no Eixo Processo e Gestão RSA.  

Principais Temas:


Eixo Negócios Sustentáveis: O eixo Negócios Sustentáveis foca na implementação de ações de apoio ao desenvolvimento sustentável, no financiamento às atividades de geração de trabalho e renda e de inclusão social, bem como as atividades e tecnologias ambientalmente adequadas.

No eixo, o BB tem obtido excelentes resultados com a Estratégia Negocial de Desenvolvimento Regional Sustentável, que busca impulsionar a economia das regiões onde está presente, apoiando atividades que promovam inclusão social e geração de trabalho e renda de forma sustentável.

Principais Temas:


Eixo Investimento Social Privado O eixo Investimento Social Privado promove ações de Cidadania Empresarial com foco na melhoria da qualidade de vida da população brasileira e no apoio de incentivo de programas voltados à conscientização e preservação do meio ambiental, bem como da promoção e defesa dos direitos humanos.

Principais Temas:

 

Principais Ações para o Período 2011-2013

Eixo Processos e Gestão
Desafio Socioambiental Prazo
Definir os cursos relativos à sustentabilidade e analisar a pertinência de pontuá-los em processos de recrutamento e comissionamento. dez/2012
Aprimorar Programa de Reconhecimento dos Funcionários do Banco. dez/2012
Aprimorar/ampliar os mecanismos de remuneração variável. dez/2012
Implementar o Programa de Reinserção de funcionários afastados por motivo de saúde em todo o País. dez/2012
Propor conjunto de ações de combate ao estresse – saúde e nutrição dos funcionários. dez/2012
Definir sistemática de divulgação pública para a taxa de acidentes fatais de empregados próprios. dez/2012
Implantar o Sistema GSM – Gestão da Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. dez/2012
Implementar as metas do mapa de risco e prever metas/acompanhamento/implementação de ações para: "absenteísmo" e "estresse relacionado ao trabalho". dez/2012
Controlar e divulgar o número de encontros, reuniões e negociações que o BB realiza com todos os sindicatos relacionados em sua operação e que cobrem toda a sua área geográfica de atuação. dez/2012
Aprimorar o Programa Pró-Equidade de Gênero. dez/2013 com entrega parcial em dez/2012
Implementar o Subprograma Coleta Seletiva de lixo nos municípios brasileiros onde haja coleta seletiva definida e implementada como política pública e/ou associações/cooperativas de catadores. dez/2012
Realizar e publicar inventário completo das emissões de gases efeito estufa do BB segundo as diretrizes e fases do Programa Brasileiro GHG Protocol, com vistas à sua certificação (ISO 14064). dez/2013 com entrega parcial em dez/2012
(Seguindo etapas anuais do Programa Brasileiro GHG Protocol)
Implementar, por meio dos sistemas corporativos, o acompanhamento e monitoramento da pegada ecológica do BB, por meio do gerenciamento do consumo de água, papel (comum/reciclado/certificado) e energia (renovável/não renovável), bem como geração de resíduos e estabelecer metas de estímulo ao uso mais racional desses recursos. dez/2012
Maximizar a utilização de videoconferência, teleconferência e demais meios de colaboração a distância e estabelecer alternativas de monitoramento da efetividade de sua utilização. dez/2012
Manter certificação ISO 14001 (Ed. Altino Arantes) e obter Certificação ISO 14001 em um Edifício Sede em Brasília. dez/2012
Estabelecer mecanismos de acompanhamento/verificação dos requerimentos socioambientais exigidos nos contratos com fornecedores. dez/2012
Elaborar e tornar públicas “diretrizes socioambientais” setoriais e temáticas para aplicação na análise de crédito de atividades com potencial impacto adverso de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. dez/2013 – com entrega parcial
em dez/2012
Estruturar metodologia com o objetivo de identificar a existência de temas polêmicos e controversos presentes nas operações de investimento da BB DTVM. dez/2012
Realizar ao menos um evento anual de engajamento de stakeholders com relação às políticas e práticas de crédito do BB. ação contínua
Estruturar e realizar ao menos um evento anual de engajamento de stakeholders com relação produtos e serviços do BB – Fórum de Clientes, envolvendo os clientes do pilares Atacado, Governo, Varejo e Gestão de Recursos de Terceiros. ação contínua
Desenvolver metodologia de avaliação de risco socioambiental a ser aplicada na avaliação das categorias de risco em geral (risco operacional, de imagem, etc.). dez/2012
Finalizar a implantação das metodologias de valoração da marca BB. dez/2012
Implementar Plano Integrado e contínuo de Comunicação e Mobilização do Programa Água Brasil envolvendo os principais públicos do BB. dez/2013 com entrega parcial em dez/2012
Desenvolver ou adquirir Painel Corporativo de Indicadores Socioambientais e disponibilizá-lo na intranet e internet. dez/2012
Definir e implementar sistemática de classificação de todos os setores/atividades econômicas de acordo com o risco socioambiental da atividade (alto, médio e baixo). dez/2012


Eixo Negócios com Foco no Desenvolvimento Sustentável
Desafio Socioambiental Prazo
Desenvolver soluções em produtos e serviços com atributos de responsabilidade socioambiental para os pilares Varejo, Atacado e Governo. Ação Contínua
Implementar educação financeira e o conceito de usabilidade através do Coban BB em Telecentros/estações digitais apoiados pela FBB. dez/2012
Avaliar o fluxo de análise do Diagnóstico e Plano de Negócios da Estratégia Negocial Desenvolvimento Regional Sustentável. dez/2012
Definir e implementar metodologia de avaliação da qualidade e efetividade dos planos de negócios da Estratégia Negocial Desenvolvimento Regional Sustentável. dez/2012


Eixo Investimento Social Privado
Desafio Socioambiental Prazo
Definir e implementar metodologia de avaliação de qualidade do investimento social do BB (alcance socioambiental dos projetos).  dez/2012
Realizar estudo e implementar a centralização de iniciativas de Inclusão Digital do Banco do Brasil na Fundação Banco do Brasil. dez/2012
Implementar Projetos Socioambientais do Programa Água Brasil. dez/2013 com entrega parcial em dez/2012