Gestão Estratégica
Prestação de Contas

Os tópicos a seguir mostram a prestação de contas dos objetivos apresentados no Relatório Anual 2010, apontando o status e o cumprimento do que foi estabelecido. Logo abaixo, também, é possível encontrar a prestação de contas dos desafios socioambientais estabelecidos para o ano de 2011:

Potencializar o ResultadoCom a postura de potencializar seus resultados, o Banco do Brasil registrou lucro líquido recorde de R$ 12,1 bilhões em 2011, crescimento de 3,6% em relação a 2010. Esse desempenho corresponde a um retorno anualizado sobre o patrimônio líquido (RSPL) de 22,4%. O Banco manteve-se na liderança do Sistema Financeiro Nacional em: ativos, com R$ 981,2 bilhões, sendo o maior banco em ativos da América Latina; crédito consignado, atingindo R$ 51,2 bilhões com 32,3% de participação de mercado; como maior financiador do agronegócio, com carteira de R$ 89,4 bilhões, o que corresponde a 63,1% de todo o crédito bancário ao agronegócio no País.

O Banco do Brasil busca
relacionamentos rentáveis
e, em 2011, assinou contrato
com a Empresa Brasileira de
Correios e Telégrafos para
operar o Banco Postal

Expandir Relacionamentos RentáveisO Banco do Brasil busca relacionamentos rentáveis, para tanto, no ano de 2011, o BB assinou contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para prestação de serviços de correspondente bancário por meio do Banco Postal. No ramo de seguridade, o BB realizou parceria com a Mapfre, criando um dos maiores grupos seguradores do País. Também efetivou a sua sociedade na empresa Elo Participações – que é responsável pela consolidação dos negócios relacionados a meios eletrônicos de pagamento (cartões de crédito, débito, pré-pago, cobranded). O BB também investe em relacionamentos rentáveis no exterior, como a aquisição do Banco Patagonia e EuroBank.

Aumentar a Satisfação dos ClientesO "BB 2.0 Programa de Transformação do Varejo" congrega as principais iniciativas estratégicas que objetivam consolidar e expandir a liderança do BB no varejo bancário brasileiro, com foco na rentabilização da base de clientes, por meio do atendimento de excelência, conhecimento dos clientes (CRM), ampliação de relacionamento e negócios, eficiência em processos e aumento da oferta de conveniência pela adequação dos canais de atendimento, para melhor aproveitamento das oportunidades de negócios existentes. Dentre as ações no ano de 2011, pode-se destacar: a conclusão da implantação do novo modelo de relacionamento com clientes pessoa física em todas as agências do Banco, que promove a adequação do número de clientes sob responsabilidade de cada gerente de relacionamento, com intensificação de contatos e negócios e melhoria no atendimento prestado; a racionalização dos processos de vendas, com o objetivo de mitigar riscos operacionais e aumentar a satisfação do cliente e a eficiência operacional; e a configuração de 187 agências na nova ambiência de atendimento, que reforça atributos de comodidade e modernidade para os clientes e valoriza os espaços reservados para realização de negócios.

Aumentar a Conveniência para os ClientesPara aumentar a conveniência de seus clientes, o Banco do Brasil oferece uma rede de distribuição superior a 55 mil pontos. Também acrescentou mais de 6 mil novos pontos com o Banco Postal, o que permitiu o BB atingir 96,4% dos municípios brasileiros. Além disso, ocorreu a implementação de projetos como o dos Correspondentes Móveis: BB Móvel Terrestre, que, no ano de 2011, entregou seis unidades e, para 2012, tem a previsão de entregar mais de 100 carros para rodar por todo o País; e BB Fluvial, embarcações especializadas no atendimento, integração e bancarização da população ribeirinha.

Expandir a Atuação Internacional O BB, como maior banco brasileiro de presença no mercado mundial, com 49 dependências em 24 países, reforça a sua estratégia de expansão com a concretização da operação de aquisição do controle acionário do Banco Patagonia (Argentina); assinatura do contrato de compra e venda para aquisição de 100% das ações do EuroBank, banco americano com sede na Flórida, que priorizará atender com qualidade os brasileiros nos Estados Unidos; instalação do escritório de representação do BB em Bogotá (Colômbia) para aprofundar o conhecimento do mercado local e confirmar as oportunidades de negócios. E ainda visando fortalecer sua atuação na Ásia anunciou a transformação do escritório de Xangai em agência bancária para atender às demandas de empresas brasileiras que atuam na China e empresas chinesas que possuem negócios com o Brasil.

Consolidar a Atuação em Mercados de Capitais Atuando no mercado de capitais doméstico, para os investidores de Varejo, o BB oferece o serviço de compra e venda de ações por meio da sua rede de agências, internet (Home Broker) e celular. Em 2011, foram 64 emissões de títulos de renda fixa que somaram R$ 16,9 bilhões, ficando em 2º lugar no ranking Anbima de Originação consolidado, com 19,7% de participação de mercado. Merece destaque o lançamento da Nova Plataforma de Negociação em Ações, que amplia os meios de acesso ao Home Broker, que também passou a ser disponibilizado via iPad ou smartphone.

No exterior, por meio de suas corretoras externas BB Securities Ltd. (Londres) e Banco do Brasil Securities LLC (Nova Iorque), atuou em 16 das 60 operações de captação externa realizadas por empresas, bancos e governo brasileiro. Do total de aproximadamente US$ 37,0 bilhões emitidos em 2011, o BB participou em cerca de US$ 12,6 bilhões. Ainda fortalecendo sua estratégia, o BB anunciou em 2011 que vai inaugurar, em 2012, uma nova BB Securities em Cingapura, com o objetivo de atrair mais investidores no mercado asiático. Atualmente a região representa 5% dos compradores dos títulos colocados pelo Banco no exterior.

Reforçar o Papel de Parceiro Fundamental para o Desenvolvimento Sustentável do País Na busca pelo fortalecimento do papel de parceiro do crescimento responsável do País, em 2011, o BB reforçou o alinhamento de diversos produtos e serviços à estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável.

Merecem destaque: o início das operações de Microcrédito Produtivo Orientado alinhado ao Programa Crescer do Governo Federal; os financiamentos de atividades rurais no âmbito do Programa Federal Agricultura de Baixo Carbono (ABC); a Estratégia Negocial de Desenvolvimento Regional Sustentável; a linha de financiamento dos estudos via Fundo de Financiamento Estudantil (FIES); e os financiamentos de unidades habitacionais via programa Minha Casa Minha Vida e a atuação do Programa Água Brasil.

Aumentar a Eficiência Operacional e Negocial Em linha com a melhora da eficiência operacional, as despesas administrativas registraram ao final do exercício o montante de R$ 24,7 bilhões, crescimento de 9,7% quando comparado ao ano anterior. A evolução está em consonância com reajustes contratuais pactuados e com o crescimento orgânico das operações. A ampliação das receitas operacionais, o controle das despesas administrativas e os ganhos de sinergia provenientes da integração de aquisições proporcionaram melhoria no índice de eficiência (quanto menor melhor) que apresentou redução de 51 pontos base em 12 meses, registrando 42,1% ao final de 2011.

Buscando a eficiência negocial, o BB treinou mais de 69 mil funcionários da rede de agências em práticas de negócios e atendimento.


UniBB: 1.030.964 treinamentos
em 11,8 milhões
de horas

Desenvolver e Aprimorar as Competências dos FuncionáriosUm objetivo constante do BB é desenvolver e aprimorar seus funcionários.
Nesse sentido, em 2011, o BB promoveu 1.030.964 treinamentos nas modalidades presencial, autoinstrucional ou em serviço, totalizando 11.804.434 horas. A média de treinamento por funcionários foi de 103,72 horas em 2011. Essas ações de capacitação valem-se de diferentes métodos de ensino e suporte, tais como: TV corporativa, web, mídia impressa, cartilhas, etc.

O BB também oferece aos seus funcionários bolsas de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e idiomas estrangeiros. Ao final de 2011, havia no Banco 9.833 funcionários bolsistas nas modalidades graduação e pós-graduação e 306 em idiomas estrangeiros.

 

Desafios Socioambientais Divulgados no Relatório Anual 2010
GRI 1.2
Eixo Processos e Gestão
 
Desafio Socioambiental Prazo Encaminhamento
Aprimorar as ações de educação e de comunicação sobre a temática socioambiental, com foco em ecoeficiência, cooperativismo e associativismo, consumo consciente e mudanças climáticas junto aos públicos interno e externo. dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA.  Elaborado um Plano de Educação em Responsabilidade Socioambiental para a Organização; Lançados cursos com foco na temática: "Negócios com Cooperativas Rurais", "Negócios com Cooperativas Urbanas", "Programa Coleta Seletiva BB" e "Micorcrédito Produtivo Orientado" são alguns exemplos de cursos lançados em 2011; Adotadas diversas ações de comunicação interna: 50 matérias e oito vídeos sobre o tema disponibilizados na intranet, quatro matérias na revista de circulação interna bb.com.você e diversos e-mails marketing em datas relacionadas às práticas socioambientais são exemplos da atuação.
Aprimorar as ações de Educação Financeira para os diversos públicos
do BB.  
dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA.  Acionada a Divisão de Educação Financeira na Diretoria de Clientes; Desenvolvido projeto de Educação Financeira para clientes Pessoa Física de segmentos específicos; Produzidas 220 mil cartilhas "Saúde Financeira" para o público PF; Realizadas ações de educação financeira na ExpoMoney (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre); Criado hotsite com o tema Educação financeira; Desenvolvido projeto educadores financeiros PF BB; Desenvolvido capacitação auto-instrucional – Sinapse Educação Financeira – para Clientes PF.
Implementar programa permanente de coleta de sugestões de funcionários para o aprimoramento dos processos na Empresa. dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA. Implementado Programa (E-deia) em maio de 2011.
Propor plano de ação para aprimorar a efetividade dos processos de endomarketing do BB. dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA. Processos revisados, conceito de endomarketing definido e ações normatizadas.
Aprimorar a sistemática de acompanhamento dos dados do exame periódico de saúde dos funcionários, inclusive com a definição de novos indicadores para saúde e segurança ocupacional. dez/2011 PARCIALMENTE CONCLUÍDA. Exame periódico estudado com os indicadores validados. A sistemática de acompanhamento dos dados ainda está sendo aprimorada, com previsão de implantação do Sistema GSM – Gestão da Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – em 2012.
Elaborar mapa de risco sobre questões de saúde do funcionalismo para subsidiar a proposição de ações preventivas. dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA. Mapa de Risco elaborado com a definição dos seguintes indicadores: faixa etária, peso (IMC), estresse, LER/DORT, tabagismo, atividade física, colesterol total, risco coronariano e glicemia de jejum. Após a definição do mapa, ações preventivas já estão sendo propostas para a melhor gestão do absenteísmo e da obesidade no BB.
Aprimorar o Programa Pró-Equidade de Gênero do BB. dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA. Formalizada Adesão do BB à 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal. O enfoque do programa foi ampliado para tratar, além da questão de gênero, o enfoque de raça/etnia; Elaborado Plano de Ação para o biênio 2011/2012. As ações propostas serão implementadas até dezembro de 2012.
Elaborar e tornar públicas “diretrizes socioambientais” setoriais e temáticas para aplicação na análise de crédito de atividades com potencial impacto adverso de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. dez/2013 – com entregas parciais em dez/2011 e dez/2012. AÇÃO EM ANDAMENTO. Entregas concluídas em 2011 – Elaborada proposta interna, com conceitos validados e discutidos com as áreas internas intervenientes; Realizado Workshop BB e WWF Brasil em 28.11.2011, com a participação das áreas intervenientes do Banco e especialistas da área de conservação ambiental do WWF para alinhamento dos direcionamentos de sustentabilidade; Realizado Painel de Stakeholders em 19.12.2011 para apresentação e validação dos direcionamentos pelos diversos públicos de relacionamento do Banco (funcionários, governo, especialistas, clientes, representantes da sociedade civil, etc).
Definir e implementar sistemática de classificação de todos os setores/atividades econômicas de acordo com o risco socioambiental da atividade (alto, médio e baixo). dez/2011 AÇÃO EM ANDAMENTO. Sistemática em desenvolvimento junto às áreas intervenientes. Previsão de conclusão em 2012. 
Aprimorar a sistemática de avaliação do risco de ocorrência de incidentes climáticos extremos no processo de instalação/reforma de unidades no BB e definição de procedimento padrão. dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA. Sistemática revisada e normatizada, com conceitos incluídos no documento "Modelo de Análise de Investimentos Patrimoniais”.
Implementar avaliação sistematizada para
alinhamento entre os interesses dos acionistas e os da Alta Administração.
dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA. Estudo de percepção “Pos Conference”;  Informativo RI; Eventos Apimec; Painel de Stakeholders; Fale com a RI: canal permanente de comunicação com o mercado e Comitê de Divulgação do BB.

Eixo Negócios com Foco no Desenvolvimento Sustentável
 
Desafio Socioambiental Prazo Encaminhamento
Desenvolver soluções em produtos e serviços com atributos de responsabilidade socioambiental para os pilares Varejo, Atacado e Governo. ação contínua AÇÃO CONCLUÍDA. Diversas soluções desenvolvidas para os pilares Varejo, Atacado e Governo. São elas: Portal de Negócios Cooperativas de Crédito; Novo critério em cartões PJ para inibição da impressão de faturas; Fundos de investimento que destinam 20% da taxa de administração para o Programa Água Brasil; Produto Ouro Vida Estilo, com transferência de 50% da sua receita de estipulação para aplicação em programas sociais da FBB; Pacote de Serviços Bônus Ambiental com destinação de 4,52% do seu valor para o Programa Água Brasil; BB Microcrédito Empreendedor PF, programa Minha Casa Minha Vida 2; BB Microcrédito Empreendedor PJ; Ourocard “Origens”, cartão produzido com plástico reciclado do BB; e o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono).
Revisar ferramentas da metodologia Desenvolvimento Regional Sustentável (Diagnóstico e Plano de Negócios) a fim de aprimorar a definição e o alcance dos objetivos ambientais. dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA. Diagnóstico Desenvolvimento Regional Sustentável revisado com inclusão de questões contemplando impactos e riscos ambientais; normativo alterado.

Eixo Investimento Social Privado
 
Desafio Socioambiental Prazo Encaminhamento
Continuar o processo de revitalização do Programa de Voluntariado entre os funcionários e demais colaboradores do BB e consolidar iniciativas de apoio às comunidades. dez/2011 AÇÃO CONCLUÍDA. Lançado novo site voluntariado; Realizada campanha de expansão da base de voluntários; Revisados os módulos do Curso Ação Voluntária; Mobilização e participação do voluntariado no movimento Limpa Brasil; Realizado curso para os voluntários de projetos pré-selecionados no Projeto Voluntários BB com a finalidade de otimizar o processo de formalização dos convênios FBB; Realizadas diversas ações de comunicação junto a funcionários e aposentados.
Implementar Projetos Socioambientais
do Programa Água Brasil.
dez/2013 – com entregas parciais em dez/2011 e dez/2012 AÇÃO CONCLUÍDA. Ações realizadas de acordo com o cronograma de implementação aprovado no Plano de Trabalho do eixo I do Programa Água Brasil. Prestação de contas aprovadas no Fórum Água Brasil, em 17.11.2011, e no Conselho Diretor do BB.