Gestão Estratégica
Planejamento Estratégico para o Período 2012-2016

No período 2012-2016, são
temas estratégicos para o
Banco: resultados sustentáveis,
internacionalização, eficiência
operacional e atendimento

Com o objetivo de manter-se na liderança da indústria bancária brasileira e reforçar seu papel de parceiro fundamental para o desenvolvimento do Brasil, o Banco do Brasil priorizou como grandes temas estratégicos para o período de 2012-2016 a geração de resultados sustentáveis, a expansão da internacionalização, a melhoria do atendimento e o aumento da eficiência operacional.

Os resultados sustentáveis serão decorrentes da manutenção das boas práticas de Governança Corporativa, aliadas aos investimentos em infraestrutura e tecnologia, bem como à contínua capacitação dos funcionários para os novos desafios da Empresa. Também contribui para a sustentabilidade dos negócios o cumprimento do papel institucional, que articula a rentabilidade das operações com o compromisso com o desenvolvimento do País. A parceria com o governo será feita com ênfase na inclusão social e produtiva – urbana e rural –, na qualificação técnica e profissional em atividades geradoras de trabalho e renda, e na modernização da previdência pública.

A expansão da atuação internacional terá como direcionadores três vetores: a existência de comunidades de brasileiros no exterior, a transnacionalização de empresas brasileiras e o aumento no intercâmbio comercial do Brasil com o mundo.

A melhoria do atendimento ocorrerá por meio do aprimoramento do relacionamento com o cliente e o aumento da eficiência operacional se dará por meio do aprimoramento da gestão de processos.