Perfil Corporativo

GRI 2.1 | 2.2 | 2.3 | 2.5 | 2.6 | 2.7 | 2.8 | 2.9 | 4.8
Um dos principais agentes do desenvolvimento nacional, o Banco do Brasil está presente em 5,4 mil municípios, com produtos e serviços disponíveis para mais de 56 milhões de clientes.

O Banco do Brasil

O Banco do Brasil S.A. (BB) é a maior instituição financeira da América Latina, com mais de R$ 980 bilhões de ativos, sendo controlador de 23 empresas, além de possuir o controle em conjunto de sete entidades. No Brasil, é um dos principais agentes do desenvolvimento econômico e social, está presente em 5.378 municípios e mantém 5.263 agências e 43.602 terminais próprios de autoatendimento.

Ao final do período, reunia em sua carteira mais de 56 milhões de clientes, pessoas físicas e jurídicas, aos quais coloca à disposição produtos, serviços e soluções nos segmentos bancário, de investimento, gestão de recursos, seguros, previdência e capitalização e meios de pagamento, entre outros. Para assegurar a eles um atendimento ágil, a Organização investe em tecnologias modernas e no aperfeiçoamento constante de processos, além de contar com mais de 113 mil profissionais, aos quais oferece sólido plano de carreira e oportunidades de capacitação.

Essa estrutura ganhou reforço em 2011 devido à conquista do BB no leilão para ser parceiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) na operação do Banco Postal. O contrato, previsto para vigorar por cinco anos, a partir de janeiro de 2012, contempla a oferta de serviços bancários básicos, como abertura de conta-corrente, saque e pagamento de benefícios.

O BB também conduz operações em 133 países, sendo que, em 24 deles, está presente fisicamente e, nos demais, atua por intermédio de 1.048 bancos correspondentes. Assim, está posicionado como o banco brasileiro com a maior rede própria de atendimento no exterior, onde pauta sua atuação por três fatores: a existência de comunidades de brasileiros, a internacionalização de companhias nacionais e a expansão das relações comerciais do Brasil com o mundo.

Missão

Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência.

Visão

Sermos o primeiro banco dos brasileiros, das empresas e do setor público; referência no exterior; o melhor banco para trabalhar, reconhecido pelo desempenho, relacionamentos duradouros e responsabilidade socioambiental.

Valores

  • Ética e transparência
  • Compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades e do País
  • Responsabilidade socioambiental
  • Respeito ao consumidor
  • Excelência e especialização no relacionamento com o cliente
  • Gestão participativa, decisão colegiada e trabalho em equipe
  • Ascensão profissional baseada no mérito
  • Marca como diferencial competitivo
  • Proatividade na gestão de riscos
  • Comprometimento com solidez, rentabilidade, eficiência e inovação
  • Respeito à diversidade
  • Compromisso com os acionistas e com a sociedade

Pontos Fortes

GRI 2.8 | SO5


O Banco do Brasil destaca-se em inúmeras frentes. Entre outros destaques, estão:

Liderança de mercado:

(1) Ranking da consultoria Economática.

Além disso, o fato de ser a maior franquia bancária do País confere ao BB ampla base de depósitos com baixo custo de captação. Em 2011, essa vantagem se traduziu na liderança em captação de depósitos totais¹, com saldo de R$ 442,4 bilhões em 2011. Do volume de depósitos ao final do período, mais de R$ 234 bilhões eram captações de baixo custo, como depósitos à vista, poupança, depósitos judiciais, além de fundos e programas de governo.

Potencial de crescimento da carteira de crédito: a extensa franquia, a experiência na concessão de financiamento e a força e tradição de sua marca levam o Banco do Brasil a acreditar na continuidade da ampliação de sua carteira de crédito e, consequentemente, na manutenção da liderança no setor. A tabela a seguir apresenta esse potencial de expansão.


R$ milhões 2009 2010 2011
Fontes      428.587      498.334      595.892
Depósitos Totais      337.564      376.851      442.386
Obrigações por Repasses no País        31.390        50.764        50.991
Fundos Financeiros/Desenvolvimento          4.135          3.568          4.002
Dívida Subordinada        18.553        23.412        30.885
Letras Bancárias 1          2.765          4.314        16.138
Obrigações no Exterior 2        14.582        21.228        31.390
Provisão para Risco de Crédito        19.598        18.197        20.100
Usos      428.587      498.334      595.892
Recursos Disponíveis      103.478        52.933        79.243
Carteira de Crédito      300.829      358.366 422.988
Compulsórios        24.280        87.035        93.660
Indicadores – %      
Carteira de Crédito/Depósitos Totais 89,1 95,1 95,6
Potencial de Crescimento da Carteira de Crédito 3 99.591 133.002 155.961
(1) Inclui Letras de Crédito Agricola e Letras de Crédito Imobiliário; (2) Inclui Empréstimos no Exterior, Obrigações por TVM no Exterior, Obrigações por Repasses no Exterior e Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida; (3) Considerando ìndice de Basileia mínimo de 11% e crescimento em ativos de crédito com 100% de ponderação.
Segmentos de Atuação
  • Bancário Compreende depósitos e operações de crédito, entre outras, direcionados ao varejo, atacado e governo. É responsável pela parcela mais significativa dos resultados do BB.
  • Investimentos Inclui intermediação e distribuição de dívidas no mercado primário e secundário, além de participações societárias e da prestação de serviços financeiros.
  • Gestão de Recursos Operações de compra, venda e custódia de títulos e valores mobiliários, administração de carteiras, fundos e clubes de investimento.
  • Seguros, Previdência
    e Capitalização
    Produtos e serviços relacionados a seguros de vida, patrimonial e automóvel, além de planos de previdência complementar e capitalização.
  • Meios de Pagamento Serviços de transmissão, captura, processamento e liquidação financeira das transações em meio eletrônico.
  • Outros Processos de suporte operacional e consórcios.
Liderança de mercado e em sustentabilidade, crescimento da carteira de crédito, marca sólida, relacionamento com governos, tecnologia de ponta, altos padrões de Governança e administração são os pontos fortes do BB

Solidez da marca: essa característica está expressa em várias conquistas, entre elas o Prêmio Top of Mind 2011, promovido pelo Instituto Datafolha, que posicionou o BB como a instituição mais lembrada pelos brasileiros pelo 20° ano consecutivo. A marca também figurou como a terceira mais valiosa do País na sexta edição da pesquisa "As 100 marcas mais valiosas do Brasil", realizada pela consultoria Brand Finance.


Campanha publicitária "Top of Mind 2011".

Relacionamento estratégico com o Governo Federal, Estados e municípios: como agente financeiro do Tesouro Nacional, o Banco do Brasil atua na execução e administração financeira, recebimento de recursos para a Conta Única da União e repasse de recursos para os demais entes da Federação. Com os outros órgãos federais, os negócios envolvem principalmente captação de recursos de fundos e programas para aplicação em áreas específicas, arrecadação de tributos, pagamento de bolsas, benefícios e restituições e repasse de recursos.

O BB é ainda o agente financeiro oficial de 16 Estados e de 16 capitais. Também mantém negócios com todos os municípios brasileiros, aos quais oferece soluções específicas para as administrações tributárias, captação, gerenciamento e otimização de recursos financeiros, realização de pagamentos, gestão de recursos humanos e de previdência social e geração de emprego e renda.

Plataforma moderna com tecnologia de ponta: os investimentos feitos na última década destacam o BB em tecnologia bancária nos âmbitos nacional e internacional. A Instituição foi a primeira do segmento de varejo das Américas e do Hemisfério Sul e a décima do mundo a obter a certificação ISO 20000 em tecnologia, segundo o IT Service Management Forum. Ao final de 2011, os canais automatizados responderam por 93,8% das transações realizadas. Dessas, cerca de 33,6% foram por intermédio dos TAA, que totalizaram 43.602 mil unidades e levaram o BB a deter o maior parque de terminais de autoatendimento da América Latina. Essa posição de destaque decorre de constantes investimentos em tecnologia, que alcançaram R$ 630 milhões em 2011.

Altos padrões de Governança Corporativa: desde 2002, o Banco do Brasil incorpora em seu Estatuto Social as principais práticas de Governança Corporativa estipuladas no Regulamento do Novo Mercado da BM&FBovespa, segmento de listagem que abriga as empresas com os mais altos padrões de Governança do País. Esses padrões de Governança Corporativa têm como objetivo maximizar eficiência na gestão e proteção dos interesses de todos os acionistas. Em 2006, o BB ingressou no Novo Mercado, quando celebrou, com a BM&FBovespa, contrato se comprometendo com a ampliação do free float (quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados), o que ocorreu em 2010. O BB encerrou 2011 com free float de 30,4%.


The Sustainability Yearbook 2012: BB entre os mais sustentáveis do mundo

Administração altamente profissionalizada: a crença de que o seu sucesso depende da elevada qualificação de seus profissionais e de sua capacidade de comprometê-los com resultados motiva o BB a manter profissionais competentes e identificados com os objetivos corporativos. O corpo diretivo é selecionado com base em critérios técnicos, e a Diretoria Executiva é profissionalizada, com integrantes experientes em diversas instâncias da Organização e detentores de amplo conhecimento nas áreas financeira e bancária.

Líder mundial em sustentabilidade: O Banco do Brasil está destacado, pelo 3º ano consecutivo, como uma das instituições financeiras mais sustentáveis do mundo no livro The Sustainability Yearbook 2012, da SAM – Sustainable Asset Management – organização responsável pelo processo de seleção do Índice Dow Jones de Sustentabilidade da bolsa de Nova Iorque. A publicação apresenta as melhores práticas em sustentabilidade das grandes lideranças empresariais mundiais. Das 2.500 grandes companhias que participaram do processo de seleção do Índice Dow Jones de Sustentabilidade – DJSI 2011, apenas as 15% com melhor desempenho integram o livro. O BB ainda é reconhecido por seu desempenho sustentável ao estar listado no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa desde a divulgação da primeira carteira, em dezembro de 2005.


Reunião do ISE – Auditório BM&FBovespa.

BB Conglomerado – Configuração Societária
GRI EC4 | FS6
Banco Múltiplo
Tesouro Nacional 51,78%
Fdo. Garantia à Exportação 4,87%
Fdo. Fiscal de Inv. e Estabilização 2,18%
Fdo. Garantidor para Investimentos 0,26%
BNDESPAR 0,13%
Previ 10,36%
Free Float 30,42%
Administrada: BB Previdência
Fundação: Fundação Banco do Brasil
Patrocinadas: Cassi, Previ, Fusesc, Sim, Prevbep, Economus

 

Controladas



 

Coligadas / Participações
Seguridade e Cartões




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