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Seguros, Previdência e Capitalização


Seguros, previdência e capitalização são segmentos do mercado que apresentam boas perspectivas no país e para o Banco do Brasil nos próximos anos. Para ganho de eficiência e reforço na competitividade do BB neste mercado, o Banco desenvolveu parcerias estratégicas e reestruturou a estrutura societária de suas empresas de seguridade, favorecendo o aumento da participação do resultado destes produtos no lucro do BB, conforme pode ser visto no gráfico abaixo:

Índice de Seguridade (R$ mil) 2009 2010
Resultado Total de Seguridade (A) 992.199 1.354.179
Resultado Recorrente BB (B) 8.506.013 10.664.218
Índice Total de Seguridade % (A/B) 11,7 12,7

A seguir serão apresentados os principais resultados das empresas de seguridade do Banco do Brasil.


Aliança do Brasil


A Companhia de Seguros Aliança do Brasil foi criada em junho de 1997 e tem como acionista o Banco do Brasil, por meio de sua subsidiária integral, a BB Aliança Participações S.A.


Sediada na cidade de São Paulo (SP), a Companhia possui atuação em todo o território brasileiro e conta com cerca de 1.000 colaboradores, entre funcionários, estagiários, menores aprendizes e terceiros.

Com uma diversificada carteira de produtos, composta por mais de 40 tipos de seguros cobrindo riscos pessoais e patrimoniais, a Aliança do Brasil oferece soluções que atendem às necessidades de pessoas físicas e jurídicas, em todos os segmentos, inclusive o agronegócio. Sua carteira de riscos pessoais e de outros ramos acumula, atualmente, mais de 10 milhões de clientes.

Desde 1º de setembro/2010, a carteira de Seguros de Danos da Companhia de Seguros Aliança do Brasil passou a ser administrada pela Aliança do Brasil Seguros S.A., empresa do conglomerado Banco do Brasil.

No último ano, a base de clientes cresceu mais de 14%. Somente nos três primeiros meses de 2010 a empresa conquistou mais de meio milhão de clientes. O evento que mais contribuiu para a ampliação da base de clientes foi o lançamento do produto BB Proteção, seguro de acidentes pessoais oferecido por módulos de R$ 4,99 por mês cada, de acordo com o perfil do cliente.

No ramo vida, a Aliança do Brasil encerrou o ano com 3,9 milhões de vidas seguradas, crescimento de 34,5% em 12 meses. Esta evolução permitiu ganho de 0,7 ponto percentual em participação de mercado e mantendo a Aliança como a 3ª maior seguradora do mercado por Prêmio de Seguros, com market share de 11,5% (fonte: Susep-dez/10). A empresa registrou lucro líquido de R$ 451,5 milhões e se manteve na liderança do ranking de seguros rurais, com participação de 45,7%, praticamente quatro vezes a participação do segundo colocado.


Brasilveículos


Empresa de seguros do Banco do Brasil, a Brasilveículos adotou, em 2010, uma política de forte crescimento e, para viabilizá-la, manteve uma estratégia de preços agressiva. O impacto dessa política foi um crescimento de 19,9% do seu prêmio emitido e de 18,6% do prêmio retido. A frota retida subiu 5,9% alcançando 1,028 milhão de veículos.

No entanto, essa expansão acabou impactando negativamente a taxa de cancelamento, que saiu de 12,2% para 12,9% e o índice de sinistralidade que aumentou de 63,8% para 69,3%. Com isso, os sinistros retidos ficaram em R$ 1,0 bilhão, uma alta de 37,2%, mas mesmo com o aumento dos sinistros o resultado operacional cresceu 64,5% atingindo R$ 150,7 milhões.

O crescimento da carteira de investimentos da seguradora e aumento das taxas de juros levaram o resultado financeiro a alcançar R$ 94,1 milhões, uma elevação de 14,1%. A estratégia de expansão, aliada ao bom desempenho financeiro, permitiram que a empresa registrasse um lucro líquido de R$ 87,6 milhões, uma elevação de 66,3% quando comparado ao ano passado. Com base no ranking da Susep, a Brasilveículos se manteve entre as cinco maiores seguradoras de veículos do mercado.


Brasilcap


Empresa de capitalização fundada em 31 de julho de 1995, a Brasilcap é líder de mercado há 14 anos. No ranking da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), aparece em 1º lugar tanto na arrecadação quanto nas reservas técnicas e, em 2010, foi a empresa que mais premiou seus clientes.

No ranking de arrecadação possui 23,3% de market share em faturamento, com receita de R$ 2,73 bilhões. Comemorou, em três oportunidades, a quebra do seu recorde de faturamento mensal: em março, com R$ 237,4 milhões; em maio, com R$ 239,0 milhões; e em agosto, com R$ 259,1 milhões. Esses fatores fizeram que a companhia registrasse um crescimento de 21,0% em relação a 2009. Já no ranking de reservas técnicas, a empresa possui 24,3% de participação no mercado, com provisões da ordem de R$ 4,19 bilhões, que, quando comparadas ao ano passado, representam uma evolução de 15,8%.

A Brasilcap realiza periodicamente pesquisas de satisfação com clientes e ex-clientes. Inova nos produtos, apresentando soluções como resgates parciais, postergação e antecipação de parcelas, títulos com renda variável, de garantia locatícia e que oferecem descontos em medicamentos. Essa estratégia de diversificação e inovação de produtos permite a penetração da empresa em todas as camadas de renda.


Brasilprev


A Brasilprev é uma das maiores companhias de previdência privada aberta do Brasil, com mais de 1,29 milhão de clientes e ativos sob gestão que superam os R$ 37,2 bilhões, expansão de 38% em relação ao ano anterior. Resultado da associação entre o Banco do Brasil e o Principal Financial Group, tem como missão proporcionar aos clientes soluções de segurança financeira e serviços de alta qualidade para viabilizar projetos de vida.

Os excelentes resultados acumulados pela companhia são fruto da expertise, solidez e tradição de seus acionistas, da excelência dos produtos e serviços oferecidos, bem como da vasta e competente força de vendas do Banco do Brasil. Com atuação pautada pela ética e transparência, a Brasilprev tem garantido a geração de valor para seus negócios e para todos os públicos com os quais se relaciona.

Em 2010, manteve a posição de liderança em captação líquida do mercado brasileiro de previdência privada, conquistada em novembro de 2008. A captação líquida é o indicador que melhor reflete o crescimento com qualidade e o ganho de escala, pois representa todo o recurso arrecadado pela empresa menos os resgates realizados no período, ou seja, os recursos que efetivamente permanecem na companhia.

Impulsionada pelas vendas de produtos VGBL, a arrecadação da Brasilprev alcançou R$ 9,7 bilhões de suas rendas de contribuições líquidas, alta de 57,6% sobre o ano de 2009, permitindo à empresa manter o 2º lugar no ranking de arrecadação da Fenaprevi.


Brasilsaúde


Em julho de 2010 a BB Seguros formalizou a venda da totalidade das ações da BB Seguros (49,92% do capital social total) na Brasilsaúde para a Sul América Seguro Saúde, pelo valor total de R$ 29,2 milhões.


Produtos com Características Socioambientais

O Banco do Brasil oferece várias alternativas de seguros e capitalização com atributos socioambientais, sendo que a maioria destes produtos de seguridade transferem parte de sua receita à Fundação Banco do Brasil. Em 2010, mais de R$ 1 milhão foram repassados aos projetos da Fundação Banco do Brasil, crescimento de 47,8% frente a 2009.

Produto ou Serviço Característica RSA Faturamento por Produto em 2010
(R$ mil) (1)
Participação do Produto no Faturamento Total da cateira % Características dos Produtos
Ambientais  Sociais
Seguridade
Ouro Vida Transfere à Fundação Banco do Brasil 50% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 310.491 17,53    
Ouro Vida Empresa Transfere à Fundação Banco do Brasil 100% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 4.175 0,24    
Ouro Vida Estilo Transfere à Fundação Banco do Brasil 50% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade – preferencialmente para programas de recursos hídricos. 1.115 0,06    
BB Seguro Vida Mulher Transfere à Fundação Banco do Brasil 50% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 143.589 8,11   x
BB Seguro Vida Agricultura Familiar Este produto torna possível e atrativa a aquisição de seguro prestamista para clientes de operações de crédito rural dos programas destinados à agricultura familiar (Pronaf). 47.634 2,69    
Ouro Residencial e Residencial Estilo Transfere à Fundação Banco do Brasil 100% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 52.530 25,68 x  
Ouro Máquinas e Máquinas Novo – ALS Transfere à Fundação Banco do Brasil 100% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 7.241 3,54    
Ouro Empresarial e Empresarial Novo – ALS Transfere à Fundação Banco do Brasil 100% de sua receita de estipulação para ser aplicada nos programas sociais dessa entidade. 64.007 31,29    
BB Seguro Auto Estilo Direcionamento de parte da receita à FBB, a fim de beneficiar projetos com cunho socioambiental – projeto de recursos hídricos. O valor do repasse é R$ 0,30 por apólice. O valor de 2009 refere-se aos meses de outubro, novembro e dezembro. 22.663 1,49 x  
Capitalização
Ourocap Estilo Prêmio (PU 36S) Produtos hídricos – transferem à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento), do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da parcela única dos títulos de capitalização PU36 S (“Ourocap Estilo Prêmio”), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 174.980 6,41 x  
Ourocap Estilo Flex (PP 93E)       Produtos hídricos – transferem à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento), do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, das 48 (quarenta e oito) mensalidades dos títulos de capitalização PP 93 E (“Ourocap Estilo Flex”), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 20.683 0,76 x  
Ourocap Multichance (PM 48 M) BB Educar – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento), do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da segunda mensalidade e 0,5% (zero vírgula cinco por cento), da terceira mensalidade dos títulos de capitalização PM 48 M (Ourocap Multichance), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 201.004 7,36   x
Ourocap 200 anos PM (PP 60 M) BB Educar – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento), do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da segunda mensalidade, e 0,5% (zero vírgula cinco por cento) da terceira mensalidade dos títulos de capitalização PP 60 M (“Ourocap 200 Anos PM”), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 156.876 5,74   x
Ourocap 200 anos PM (PP 60 C) BB Educar – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento), do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da segunda mensalidade, e 0,5% (zero vírgula cinco por cento) da terceira mensalidade dos títulos de capitalização PP 60 C (“Ourocap 200 Anos PM”), comercializados através da Central de Atendimento da Brasilcap. 22.395 0,82   x
Ourocap Estilo Prêmio Cartão de Crédito (PU 36G) Produtos hídricos – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento), do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da parcela única dos títulos de capitalização PU36 G (“Ourocap Estilo Prêmio Cartão de Crédito”), comercializados através da rede bancária do Banco do Brasil. 1.538 0,06 x  
Ourocap 200 Anos Cartão (PP60A) BB Educar – transfere à FBB o percentual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento), do total dos recursos arrecadados no pagamento, pelos subscritores, da segunda mensalidade, e 0,5% (zero vírgula cinco por cento) da terceira mensalidade dos títulos de capitalização PP 60 A (“Ourocap 200 Anos Cartão”), comercializados através da Central de Atendimento da Brasilcap. 247 0,01   x
(1) Valor comercializado em 2010. Não considera o estoque de operações.

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