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Nossos Negócios

O Banco do Comércio Exterior


O Banco do Brasil reafirmou em 2010 a tradição de principal parceiro do comércio exterior brasileiro. Sua participação no mercado de câmbio de exportação atingiu a marca de 31%, com volumes de negócios de US$ 57,1 bilhões. No câmbio de importação, a participação do BB chegou a 24%, com volume negociado de US$ 42,7 bilhões.

A liderança do Banco consolida-se também no financiamento ao comércio exterior. As operações de Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e Cambiais Entregues (ACE) encerraram o ano com desembolsos de US$ 12,6 bilhões, o que representa uma participação no mercado de 33,6%. No caso do Programa de Financiamento às Exportações (Proex), os desembolsos na modalidade Financiamento foram de US$ 432,5 milhões, que é a melhor marca dos últimos cinco anos. As linhas voltadas para as importações chegaram a US$ 4,3 bilhões, mantendo o BB como líder de mercado.

A assistência do Banco a seus clientes vai além das operações financeiras. O BB oferece também o Brasil Web Trade (BWT), um ambiente eletrônico de negócios que permite às empresas realizar todos os passos da exportação. Funciona como um canal interativo de compra e venda, que simplifica e dinamiza as negociações entre exportadores brasileiros e importadores em todo o mundo, com rapidez e segurança.

Os serviços on-line de câmbio e comércio exterior também continuaram apresentando recordes. O percentual dos contratos de câmbio de exportação realizados pela internet foi de 66,5%. No caso da importação, 44,2% dos contratos de câmbio foram efetivados via web. Do total de contratos, 47,9% foram realizados por meio de assinatura digital. Essas iniciativas se alinham às diretrizes de sustentabilidade do Banco, já que significam redução do tempo de atendimento, de consumo de material e energia, além de representar mais segurança e agilidade para o cliente.

Além disso, o Banco auxilia as empresas de qualquer porte em seus primeiros passos no mercado externo, por meio dos serviços de Consultoria e de Capacitação em Negócios Internacionais. Em 2010, o BB treinou mais de 19 mil pessoas em todo o país na área de comércio exterior.

Os principais produtos de crédito do Banco do Brasil para o segmento são: Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE); ACC Indireto; BB Capital de Giro Exportação; Programa de Financiamento às Exportações (Proex); BNDES-Exim; Capital de Giro Externo (Working Capital); Empréstimo Financeiro Direto; Overdraft; Pré-pagamento; Proger Exportação; Leasing Internacional; Financiamentos à Importação (Finimp); e Desconto à Forfait.

Prestação de Serviços para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


O Banco do Brasil também exerce um conjunto de atividades voltadas para a operacionalização das exportações e importações brasileiras, delegadas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Entre os serviços disponíveis, destacam-se a emissão ou anuência de Certifi cado de Origem Form A, Licença de Importação e Drawback.


Disseminação da Cultura Exportadora


Além de participar de todas as edições de 2010 dos Encontros de Comércio Exterior (Encomex) promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Banco do Brasil deu continuidade às Jornadas de Comércio Exterior. O projeto, cujo objetivo é impulsionar a inserção de empresas brasileiras no mercado internacional – especialmente as de menor porte – percorreu este ano 13 estados, num total de 19 eventos, nos quais estiveram presentes mais de dois mil participantes.

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