Início »
Conexão
Acionistas e Investidores
Perfil
Os padrões de Governança Corporativa do Banco do Brasil situam-se entre os mais elevados do mundo, atendendo às exigências cada vez maiores do mercado. O Banco integra o segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa, que reúne as instituições com as mais rigorosas práticas de Governança Corporativa, como o equilíbrio de direitos entre acionistas, a prestação transparente de contas aos investidores e à sociedade, bem como a sustentabilidade dos negócios e a ética no relacionamento com seus públicos.
Em 2010, mais uma vez o Banco do Brasil entregou resultados consistentes e crescentes, registrando lucro líquido de
R$ 11,7 bilhões. Com os 40% de
payout, o BB distribuiu R$ 4,7 bilhões em dividendos e juros sobre o capital próprio, garantindo retornos positivos a seus acionistas.
Oferta Pública de Ações
O Banco do Brasil realizou, em junho de 2010, sua mais bem-sucedida oferta pública de ações, na qual foram negociadas 396 milhões de ações, sendo 286 milhões na oferta primária e outros 110 milhões na secundária, totalizando R$ 9,8 bilhões.
A captação de recursos líquidos na distribuição de ações, no contexto da Oferta Primária, teve o seguinte propósito: (i) 85% dos recursos serão utilizados para ampliar a base de capital do Banco e, com isso, permitir o incremento da carteira de crédito, sendo estimado que a maior parte dessa expansão deverá vir de operações de crédito dirigidas às Pessoas Físicas e operações de crédito dirigidas às Pessoas Jurídicas; e (ii) os 15% de recursos remanescentes serão utilizados também para o reforço da base de capital, com o fim de suportar o crescimento inorgânico do Banco decorrente de eventuais aquisições de outras instituições no futuro.
A oferta reforçou a estrutura de capital do Banco para viabilizar sua estratégia de expansão e permitiu que fosse atingido índice de papéis em livre circulação (free float) de 30,4%, antecipando o cumprimento do compromisso assumido com a BM&FBovespa para listagem no Novo Mercado.
Os investidores institucionais ficaram com 48,3% do total ofertado e os investidores de varejo com 21,4%. O restante das ações (30,3%) foi destinado aos acionistas detentores do direito de preferência.
Com a oferta, observou-se a entrada de mais de 78 mil novos acionistas na base acionária do BB, com isso o BB fecha o ano com 389,7 mil acionistas. O maior acionista do BB é a União Federal que após a oferta reduziu sua participação de 65,3% para 59,2% do total do capital. A segunda maior participação é da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI) que manteve a participação de 10,4%.
A fatia de papéis do Banco em livre circulação (free float) ficou distribuída entre o capital estrangeiro, com 57,6%, as pessoas jurídicas, com 24,3%, e pessoas físicas com 18,1%. A participação de estrangeiros no capital do Banco aumentou de 0,9% em 2002 para 17,5% ao final de 2010.
A oferta pública levou as ações do Banco (BBAS3) a uma valorização de 12,7% em doze meses, tendo fechado o exercício de 2010 cotadas em R$ 31,42 (ajustadas por proventos), ou seja, mais que o dobro da média de mercado. Você encontrará mais informações sobre o desempenho dos papéis do Banco do Brasil no capítulo Nossos Negócios.
Distribuição Total de Free Float |
|
Composição Acionária |
|
|
|
 |
|
 |
Free Float
(%)

Composição Acionária
(%)
Acionistas |
Dez/09 |
Set/10 |
Dez/10 |
União Federal |
65,3 |
59,2 |
59,2 |
Ministério da Fazenda |
53,7 |
51,9 |
51,9 |
Fundo de Garantia a Exportação |
8,9 |
4,9 |
4,9 |
Fundo Garantidor PPP |
2,3 |
- |
- |
Fundo de Investimento Caixa FGHAB |
0,1 |
- |
- |
Fundo de Garantia para Construção Naval |
- |
- |
- |
Fundo Garantidor para Investimentos |
0,3 |
0,3 |
0,3 |
Fundo Fiscal de Inv. e Estabilização |
- |
2,2 |
2,2 |
Fundo de Garantia de Operações |
- |
- |
- |
Caixa FI Garantia Construção Naval |
- |
- |
- |
Previ |
10,4 |
10,4 |
10,4 |
BNDESPar |
2,4 |
0,0 |
0,0 |
Ações em Tesouraria |
0,1 |
0,0 |
0,0 |
Free Float |
21,8 |
30,4 |
30,4 |
Pessoas Físicas |
5,4 |
5,9 |
5,5 |
Pessoas Jurídicas |
4,7 |
7,5 |
7,4 |
Capital Estrangeiro |
11,8 |
17,0 |
17,5 |
Incorporação BNC |
- |
- |
- |
Total |
100,0 |
100,0 |
100,0 |
Relacionamento
|
Comunicação com o Mercado |
O Banco do Brasil adota uma política de total transparência diante de seus públicos de interesse. A comunicação com o mercado é pautada não apenas pelo atendimento à legislação aplicável, mas pela divulgação das informações com o maior detalhamento possível, de forma confiável, tempestiva e sem perder de vista a sua qualidade.
O Banco disponibiliza ampla gama de relatórios e informações sobre a empresa através de diversos canais, especialmente em seu site de Relações com Investidores.
Com o intuito de manter a comunicação com seus acionistas, investidores e analistas de mercado, em 2010 o BB participou de 76 encontros com investidores e analistas no país, 13 conferências e promoveu 8 teleconferências de resultado com analistas e investidores, além dos mais de 600 atendimentos telefônicos. Em função da oferta pública de ações, bem como das emissões de dívida no exterior, foram realizados roadshows na Ásia, Europa e Américas do Sul e Norte. Realizamos 164 reuniões com 249 investidores no exterior.
Conheça o site Relações com Investidores do Banco do Brasil
Acesse www.bb.com.br/ri |
Vale ressaltar que o uso de teleconferências também demonstra o compromisso do BB com o meio ambiente, uma vez que colabora para a redução de emissões de gases do efeito estufa, na medida em que privilegia os encontros virtuais, evitando, assim, o deslocamento físico dos participantes.
O BB realizou neste ano Reuniões APIMEC em 6 capitais brasileiras, apresentando os destaques da Instituição e promovendo o debate com seus stakeholders.
A unidade Relações com Investidores do BB está sempre à disposição dos acionistas e do mercado. Para isso, disponibiliza canais tais como o "Fale com a RI", espaço no site onde os acionistas e analistas podem fazer questionamentos e tirar dúvidas com a garantia de resposta em até 48 horas. O site de RI é também uma fonte de consulta relevante, com informações tais como Fatos Relevantes, Comunicados ao Mercado e Relatórios que tratam dos desempenhos dos negócios, séries históricas, entre outros. Já as agências são responsáveis pelo atendimento ao acionista em questões operacionais.
topo