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Gestão Estratégica

Objetivos para 2011

Seguindo com suas consistentes estratégias já apresentadas anteriormente, o BB busca atingir os seguintes objetivos:

• Potencializar o resultado;

• Expandir relacionamentos rentáveis;

• Aumentar a satisfação dos clientes;

• Aumentar a conveniência para os clientes;

• Expandir a atuação internacional;

• Consolidar a atuação em mercados de capitais;

• Reforçar o papel de parceiro fundamental para o desenvolvimento sustentável do país;

• Aumentar a eficiência operacional e negocial;

• Desenvolver e aprimorar as competências dos funcionários.


Plano de Ação em Sustentabilidade – Agenda 21 Banco do Brasil

A seguir estão disponibilizadas as principais ações constantes da Agenda 21 Banco do Brasil período 2011 – 2013, que devem ser cumpridas até o final de 2011. Mais informações sobre a Agenda 21 do BB devem ser consultadas no capítulo Governaça Corporativa (Governança Corporativa – Responsabilidade Socioambiental – Agenda 21).

Eixo Processos e Gestão

Ação
Prazo
Aprimorar as ações de educação e de comunicação sobre a temática socioambiental, com foco em ecoeficiência, cooperativismo e associativismo, consumo consciente e mudanças climáticas junto aos públicos interno e externo. dez/2011
Aprimorar as ações de Educação Financeira para os diversos públicos do BB. dez/2011
Implementar programa permanente de coleta de sugestões de funcionários para o aprimoramento dos processos na Empresa. dez/2011
Propor plano de ação para aprimorar a efetividade dos processos de Endomarketing do BB. dez/2011
Elaborar mapa de risco sobre questões de saúde do funcionalismo para subsidiar a proposição de ações preventivas. dez/2011
Aprimorar a sistemática de acompanhamento dos dados do exame periódico de saúde dos funcionários, inclusive com a definição de novos indicadores para saúde e segurança ocupacional. dez/2011
Aprimorar o Programa Pró-equidade de Gênero do BB. dez/2011
Elaborar e tornar públicas "diretrizes socioambientais" setoriais e temáticas para aplicação na análise de crédito de atividades com potencial impacto adverso de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. dez/2013 – com entregas parciais em dez/2011 e dez/2012
Definir e implementar sistemática de classificação de todos os setores/atividades econômicas de acordo com o risco socioambiental da atividade (alto, médio e baixo). dez/2011
Aprimorar a sistemática de avaliação do risco de ocorrência de incidentes climáticos extremos no processo de instalação/reforma de unidades no BB e definição de procedimento padrão. dez/2011
Implementar avaliação sistematizada para alinhamento entre os interesses dos acionistas e os da alta administração. dez/2011


Eixo Negócios com Foco no Desenvolvimento Sustentável

Ação

Prazo

Desenvolver soluções em produtos e serviços com atributos de responsabilidade socioambiental para os pilares Varejo, Atacado e Governo.

Ação contínua

Revisar ferramentas da metodologia DRS (Diagnóstico e Plano de Negócios) a fim de aprimorar a definição e o alcance dos objetivos ambientais.

dez/2011



Eixo Investimento Social Privado

Ação

Prazo

Continuar o processo de revitalização do Programa Voluntariado entre os funcionários e demais colaboradores do BB e consolidar iniciativas de apoio às comunidades.

dez/2011

Implementar Projetos Socioambientais do Programa Água Brasil.

dez/2013 – com entregas
parciais em dez/2011 e dez/2012


Diretrizes de Atuação em Responsabilidade Socioambiental


A responsabilidade socioambiental integra a política de gestão do Banco do Brasil e está presente nas práticas administrativas, negociais e nas ações de investimento social privado. Essa postura de responsabilidade socioambiental do banco é orientada pelos seguintes direcionadores definidos em 2003:


I. Incorporar os princípios de responsabilidade socioambiental na prática administrativa e negocial e no discurso institucional do Banco do Brasil;

O Banco do Brasil pretende, em primeiro lugar, permear sua cultura organizacional com os princípios da responsabilidade socioambiental tornando-os efetivos no quotidiano organizacional.


II. Implementar visão articulada e integradora de responsabilidade socioambiental no Banco;
A busca de uma postura de responsabilidade socioambiental é um processo contínuo, compromisso de todas as áreas do Banco do Brasil.


III. Disseminar os princípios e criar cultura de responsabilidade socioambiental na comunidade BB;

O Banco do Brasil deseja ser foco irradiador de uma postura empresarial social e ambientalmente responsável. Para tanto, envidará esforços para que os públicos da Comunidade BB envolvidos em sua esfera de atuação também sejam estimulados a se engajar no movimento. Por comunidade BB entende-se:

• funcionários da ativa e aposentados;
• colaboradores;
• entidades representativas de funcionários;
• associações de funcionários; e
• empresas coligadas, controladas e patrocinadas.


IV. Ouvir e considerar a diversidade dos interesses dos públicos de relacionamento;

Para se considerar uma empresa social e ambientalmente responsável o Banco do Brasil deverá ter suas ações e resultados legitimados por seus públicos de relacionamento.


V. Influenciar a incorporação dos princípios de responsabilidade socioambiental no país;

O Banco do Brasil deseja utilizar de sua relevância e abrangência nacional para se tornar referência em responsabilidade socioambiental, inovando continuamente em suas ações de forma a apoiar o fortalecimento do movimento de responsabilidade socioambiental no país.

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