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Gestão Estratégica

Destaques de 2010

Em 2010, o Banco do Brasil firmou diversas parcerias, consolidando e expandindo sua participação de mercado em vários segmentos. Os principais acontecimentos do ano estão listados a seguir:

janeiro

Firmado Memorando de Entendimentos entre a BB Seguros e o Grupo Icatu com o objetivo de formar aliança estratégica para o desenvolvimento e comercialização, no mercado brasileiro de capitalização. O Icatu é líder entre as empresas não ligadas a bancos de varejo no mercado de capitalização.

 

fevereiro

O BB firma Memorando de Entendimentos com os bancos Bradesco e Santander para elaborar modelo de negócios visando à consolidação das operações de suas redes de autoatendimento externas, isto é, instaladas em aeroportos, postos de combustíveis, supermercados, shopping centers e outros ambientes fora das agências. O modelo prevê a criação de uma marca que identifique a rede consolidada das três instituições.

 

março

Ao lançar o Programa Água Brasil e propor a adoção da causa da água, o Banco do Brasil se lança em um movimento concebido como um chamamento ao conjunto de atores internos e externos para que se engajem na busca de soluções para os problemas apontados. A expectativa é que, ao longo do tempo, a causa ganhe novas adesões e logre estabelecer um diálogo permanente, de dimensões nacionais e mesmo globais sobre o tema. Na implementação do Programa foram firmadas parcerias com a Fundação Banco do Brasil – FBB, a Agência Nacional de Águas – ANA e o WWF-Brasil. Com o Água Brasil, o BB reforça sua atuação e posicionamento sustentáveis em quatro grandes frentes:

"Projetos Socioambientais", "Comunicação e Engajamento", "Mitigação de Riscos" e "Novos Negócios".

 

abril

O Banco do Brasil obteve o status de Financial Holding Company, concedido pelo Banco Central dos EUA (Federal Reserve), que permite exercer atividades bancárias em território norte-americano em condições de igualdade com os bancos locais. Outro marco na área externa, anunciado naquele mês, foi a compra do controle acionário do Banco Patagonia, o sexto maior da Argentina em termos de ativos. Além disso, o Banco anunciou início de negociações com o Bradesco e o Banco Espírito Santo (BES), de Portugal, para o estabelecimento de parceria estratégica visando à atuação no continente africano.

Anúncio da assinatura de Memorando de Entendimentos com o Bradesco para atuação na área de cartões de crédito, débito e pré-pagos, com a marca Elo, inteiramente brasileira. A iniciativa foi reforçada em agosto com a inclusão da Caixa Econômica Federal no negócio. Além disso, o BB elevou sua participação nas empresas Cielo e Companhia Brasileira de Soluções e Serviços – CBSS, por meio da aquisição das ações do Santander, operação que foi concluída em julho.

 

abril - maio

O Banco inicia uma série de operações tendo em vista ampliar ainda mais e consolidar sua atuação no segmento de seguridade. Destacam-se a renovação da parceria entre a BB Seguros e a Principal Group na Brasilprev, a assinatura de aliança estratégica com o Grupo Mapfre, a aquisição da totalidade das ações da Sul América Companhia Nacional de Seguros na Brasilveículos pela BB Seguros e a venda da totalidade das ações da BB Seguros na Brasilsaúde para a Sul América Seguro Saúde.

 

junho

Integração completa do Banco Nossa Caixa, o que levou o BB à posição de líder em pontos de atendimento no estado de São Paulo, além de ampliar seu relacionamento com o Governo e Poder Judiciário daquele estado.

O Banco do Brasil realiza a maior operação de oferta pública primária e secundária de ações de sua história, visando fortalecer a sua base de capital e cumprir o compromisso de alcançar 25% de free float em função de sua listagem no Novo Mercado da BM&FBovespa.

 

agosto

O Banco inicia entendimentos para formar aliança estratégica entre a BB Seguros, a OdontoPrev, a Bradesco Seguros e a ZNT Empreendimentos, Comércio e Participações, para a comercialização de planos odontológicos. Ao mesmo tempo, assinou contrato com a OdontoPrev para oferecer a assistência odontológica aos seus funcionários e dependentes diretos, totalizando 260 mil beneficiários.

 

novembro

A BB-DTVM adere aos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), que tem como objetivo incorporar as questões socioambientais e de governança nas análises, decisões e gestão de investimentos.

 

dezembro

O BB adere ao "The CEO Water Mandate", da ONU, comprometendo-se a abordar a pegada de recursos hídricos em suas estratégias corporativas. Além disso, aderiu, no mesmo mês, ao Grupo de Trabalho da Moratória da Soja (GTS), que visa combater o desmatamento do bioma Amazônia.



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